domingo, 27 de dezembro de 2009

Campeonato Italiano 09/10 - 11ª Rodada Turno

Novara consegue a vitória sobre o Bergamo
e ainda sonha com a Copa Itália

Riso Scotti Pavia 1x3 Scavolini Pesaro (25-10 21-25 17-25 19-25) - Estatística

Foppapedretti Bergamo 1x3 Asystel Volley Novara (18-25 19-25 25-22 19-25) - Estatística

Yamamay Busto Arsizio 3x2 MC-Carnaghi Villa Cortese (28-26 29-27 20-25 21-25 16-14) - Estatística

Monte Schiavo Banca Marche Jesi 3x0 Despar Perugia (25-23 25-19 25-21) - Estatística

Chateau d'Ax Urbino Volley 2x3 CGF Recycle Florens Castellana Grotte (26-24 25-22 23-25 19-25 14-16) - Estatística

Zoppas Industries Conegliano 3x0 RebecchiLupa Piacenza (25-15 25-21 25-21) - Estatística

Comentários:

Essa foi a última rodada do chamado turno do Campeonato Italiano, e como vem acontecendo rodada após rodada, muita disputa, e muito sobe e desce na classificação geral.

Em Pavia o time da casa tentou fazer sua parte, errou muito pouco no jogo, mas encontrou do outro lado um paredão em sua frente, a equipe do Pesaro fez nada menos que 19 pontos neste fundamento, o que foi determinante na partida. O Pavia até começou melhor, o Scavolini não tinha estabilidade na recepção e seu ataque não rendeu bem, dando uma falsa ilusão do que seria o jogo, o Pavia fechou o primeiro set em 25x10. A Partir daí tudo mudou, o "muro" pesarense apareceu, e mesmo errando ainda mais que a equipe da casa, conseguiu a vitória sem maiores problemas e assumiu a primeira colocação na tabela.

Já em Bergamo, o jogo era decisivo, caso perdesse, o Novara, que já vem tendo turbulências, ficaria de fora da classificação da Copa Italia, isso porque são classificados os 8 melhores colocados da tabela do Italiano ao final do primeiro turno, e o Asystel vinha em nono na classificação. E isso não podia acontecer com um time da grandeza do Novara. O Bergamo ainda não conta com a levantadora Lo Bianco, que parece ter problemas sérios na coluna, e ainda sente fortes dores, mas que garantiu que volta dia 6 de janeiro para o reinício da Champions League. E ela vem sendo o diferencial nessas últimas rodadas para o Foppa, uma grande falta. Dentro de quadra, se de um lado o Novara jogava muito bem, do outro o Bergmao errava demais, cedeu 31 pontos de graça. E assim, o Novara conseguiu a tão importante vitória fora de casa por 3x1, e segue na luta pelo título da Copa Itália.

Busto Arsizio e Villa Cortese protagonizaram o jogo mais emocionante da rodada, ou talvez melhor dizer Busto Arsizio versus Tai Aguero! A oposta marcou 33 pontos, um dos destaques da rodada, mas apesar de sua grande atuação, ela não conseguiu fazer seu time vencedor. Lutando muito por cada set, a equipe do Busto mostrou melhor equilíbrio e abusou das bolas de primeiro tempo, com destaque para a meio de rede italiana Crisanti, considerada mvp da partida, e jogando em casa fechou o tie-break em 16x14 e levou a vitória. Com a derrota, o Villa Cortese que vinha liderando a classificação se viu ultrapassar pelo Scavolini Pesaro.

Após quatro derrotas seguidas, a equipe do Jesi conseguiu voltar a mostrar seu melhor, jogando em seu palazetto, não deu chances ao Perugia e venceu facilmente por 3x0. Destaque para a russa Sokolova, maior pontuadora da equipe com 17 pontos e incríveis 74% de eficiência! Só pontuou mais que a ela a jovem surpresa do campeonato, a búlgara Vasileva, que após pontuar 60 pontos em duas rodadas, voltou a jogar bem, dessa vez contribuiu com 18 pontos, mas não o suficiente para garantir o resultado a favor de sua equipe.

Em Urbino, o Castellana Grotte continuou com seu crescimento no campeonato e arrancou dois pontinhos fora de casa. O jogo poderia ter acabado com vitória para qualquer uma das equipes. O Urbino esteve melhor na recepção e no bloqueio, mas errou demais durante toda a partida, principalmente no ataque, só neste fundamento cedeu 22 pontos para o adversário, e assim, nos detalhes, a partida se definiu a favor do Castellana. Destaque para a oposta tcheca do time da casa, que marcou 28 pontos, sendo a maior pontuadora da partida.

A partida em Conegliano poderia ser chamada de jogo dos desesperados, os dois últimos colocados na tabela se enfrentavam sem muitas expectativas para esse fim de primeiro turno. Jogando em casa, o Conegliano queria dar um pouco de alegria a sua torcida, e foi o que aconteceu, melhor em todos os fundamentos, a equipe conseguiu sua segunda vitória na competição. O Piacenza sofre, na minha opinião, com a alternância do técnico Caprara, a equipe contém um elenco de ótimas jogadoras, titulares em suas seleções no último Europeu em Setembro, a polonesa Kaczor, a croata Jerkov e a alemã Beier, não conseguem pegar uma sequência de jogos, principalmente as ponteiras, a recepção da equipe não funciona e a cada partida o técnico decide uma escalação diferente para solucionar esse problema, assim fica difícil o time se entrosar e jogar como um grupo, completo e coeso.

Destaque da Rodada:

Maior Pontuadora: Tai Aguero (Villa Cortese) - 33 pontos
No Bloqueio: Raffaella Calloni (Monte Schiavo Jesi) - 7 pontos
No Saque: Manon Flier (Asystel Novara) e Jovana Brakocevic (Conegliano) - 3 aces cada

Classificação Atual:

1. Scavolini Pesaro 25 pts (8:3)
2. MC-Carnaghi Villa Cortese 23 pts (8:3)
3. Monte Schiavo Banca Marche Jesi 21 pts (7:4)
4. Foppapedretti Bergamo 20 pts (8:3)
5. Chateau d'Ax Urbino Volley 20 pts (7:4)
6. Yamamay Busto Arzisio 16 pts (6:5)
7. Asystel Volley Novara 16 pts (6:5)
8. Despar Perugia 15 pts (4:7)
9. Riso scotti Pavia 14 pts (4:7)
10. Cgf Recycle Florens Castellana Grotte 11 pts (4:7)
11. Zopas Industries Conegliano 9 pts (2:9)
12. RebecchiLupa Piacenza 8 pts (2:9)

Confronto SEAT Coppa Italia definido:

Com o fim do primeiro turno, foram definidos os confrontos para as quartas de finais da Copa Itália, torneio paralelo ao campeonato Italiano, que garante vaga para a Champions League da próxima temporada para o vencedor. O sistema é simples, o 1º-8º, 2º-7º, 3º-6º, 4º-5º, os times se enfrentam em dois jogos, turno e returno, a combinação de resultados garante os melhores nas semifinais. Caso os times que se enfrentam vença cada um uma partida com o mesmo placar, ao final do jogo de returno um set desempate de 15 pontos é disputado. A primeira partida das quartas está marcada para o dia 27 de janeiro e será na casa da equipe com pior classificação na tabela do italiano, o returno está marcado pro dia 3 de fevereiro. Chegando mais próximo a data dos jogos colocaremos maiores informações sobre a Coppa Italia.

(1) Scavolini Pesaro - (8) Despar Perugia
(4) Foppapedretti Bergamo - (5) Chateau d’Ax Urbino Volley
(2) MC-Carnaghi Villa Cortese - (7) Asystel Volley Novara
(3) Monte Schiavo Banca Marche Jesi - (6) Yamamay Busto Arsizio

fonte e foto: site da Lega

Um comentário:

  1. Parace que depois dos últimos acontecimentos em Novara a equipe melhorou muito. Ou então é o Bergamo que caiu. Mas também, jogar sem Lo Bianco e Piccinini é quase pedir pra perder! =/

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.