sexta-feira, 7 de maio de 2010

Curiosidades - Maiores Pontuadoras

Vasculhando fóruns de vôlei descobri uma estatística bastante curiosa sobre o Mundo do Voleibol e achei que seria interessante compartilhar com vocês, a lista das maiores pontuadoras em uma única partida. E o resultado é impressionante!

O Recorde Mundial pertence a croata Barbara Jelic, que marcou nada mais nada menos que 53 pontos na semifinal do Campeonato Europeu de 1999, quando a Croácia enfrentou a Itália.

Barbara Jelic, ídolo croata até hoje

E mais incrível ainda é que Jelic não foi a única a alcançar essa marca. Na temporada 2004/2005, a cubana Yumilka Ruiz também marcou 53 pontos, no jogo Uralochka NTMK Ekaterinburg x Dinamo Moscow válido pela Liga Russa.

Além dessa pontuação histórica, que dificilmente alguém conseguirá superar, por mais 11 vezes uma jogadora conseguiu igualar ou passar a marca dos 40 pontos em torneios profissionais na categoria adulto, são elas:

49 pontos - Nancy Metcalf (EUA) - Liga de Porto Rico 2002, Mayaguez x Carolina
47 pontos - Natalya Mammadova (AZE) - Champions League, Azzerail Baku x VakifGunes Sigorta Istanbul
45 pontos - Polina Rahimova (AZE) - Azerrail Baku x Betonut Nyerghaza
44 pontos - Madelayne Montano (COL) - Liga Coreana 2009/2010, GS x KT&G

44 pontos - Barbara Jelic-Ruzic (CRO) - Olimpíada de Sydney 2000, Croácia x China
43 pontos - Destinee Hooker (EUA) - Liga de Porto Rico 2009/2010, jogo contra o Llaneras de Toa Baja

42 pontos - Lioubov Sokolova (RUS) - Liga Italiana 2009/2010, Monte Schiavo Jesi x Castellana Grotte
40 pontos - Yelena Pavlova (KAZ) - Campeonato Mundial de 2006, Cazaquistão x EUA
40 pontos - Małgorzata Glinka (POL) - Campeonato Europeu 2003, semifinal Polônia x Alemanha
40 pontos - Taismary Aguero (CUB) - Liga Italiana 2001/2002, pelo Despar Perugia
40 pontos - Antonina Zetova (BUL) - Liga Italiana 2000/2001, pelo Radio 105 Foppapedretti Bergamo

Se estendermos a lista para jogadoras com pontuação acima dos 30 pontos, quem mais vezes aparece é a fantástica Natalya Mammadova, do Azerbaijão. Para se ter uma idéia, somente nesta temporada, jogando pela equipe do Dinamo Krasnodar na Rússia, a jogadora atingiu essa marca em 7 oportunidades.

E vocês, lembram de mais alguma marca impressionante?

8 comentários:

  1. Lembrando que a essa equipe é adversária do Brasil no Mundial desse ano

    e falando nisso como avalia o grupo do Brasil ?

    já que enfrentaremos nada mais nada menos que Itália e Holanda logo na primeira fase

    ResponderExcluir
  2. Jelic era uma atacante fantástica, uma pena a croácia não ter tido outras boas jogadoras na época para que a seleção pudesse ter conseguido resultados melhores. Toda vez que falam em pontuação lembro dos 37 pontos da Mari em Athenas. Joana você saberia dizer qual a brasileira mais bem colocada nesse "ranking".

    Muito boa a matéria. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. VC quis dizer a Rep Tcheca né? é q ficou no post errado...rs...

    Acho q o Brasil esta num bom grupo, nao deve ter dificuldades de se classificar.
    O jogo contra a Italia será realmente muito disputado em teoria, mas ambas equipes devem se classificar sem problemas. A Holanda tem um excelente equipe, mas que se baseia muito em como vai Kim Staelens fisicamente. Como no Mundial ela, se jogar, vai estar a menos de uma mês de ter dado a luz, acho q as coisas complicam um pouco para a Holanda, deve passar da primeira fase, mas nao sei se terá chances de medalha, como eu achava caso a Kim estivesse em plena forma. A levantadora reserva deve ser Dijkema, habilidosa, mas de somente 19 anos.
    A Rep Tcheca tem um bom grupo, mas falta ainda experiencia internacional.

    De uma forma geral, os times europeus respeitam muito a seleção brasileira, e a camisa amarela pesa sim para eles. Então eu acredito que o Brasil chega ao Mundial como um dos favoritos.

    A Rússia vai muito forte, talvez dos Europeus, seja o que menos "respeita" o Brasil, digo respeito no bom sentido, de não deixar a blusa pesar antes do jogo começar. A Itália hoje em dia também, e se conseguir chegar ao Mundial jogando como equipe, seu forte, tem boas chances de medalha.

    EUA, Alemanha e Rep Dominicana podem chegar bem tbm e surpreender.

    ResponderExcluir
  4. @Welison - Realmente a marca da Mari na semifinal foi incrível. Acho q das brasileiras foi a maior pontuação já anotada de fato. não recordo de nenhuma outra pelo menos.

    ResponderExcluir
  5. Na superliga espanhola do ano passado uma colombiana, Kenya Moreno, e uma brasileira, Ana Paula Gomes, pontuarão bastante em duas partidas só não me recordo a pontuação. Tentei achar a reportagem mas não consegui.

    ResponderExcluir
  6. Raquel quando jogava pelo Rexona em 2002/2003 fez 35 pontos no 2º jogo das quartas-de-final. O Rexona fez 3x2 no jogo e empatou a série contra o Açúcar União/São Caetano. Bons tempos da Raquel!

    ResponderExcluir
  7. Tentei procurar as estatísticas do Espanhol, mas só tem da fase de playoffs....se vc achar a reportadem dps fala pra gnt! ^^

    ResponderExcluir
  8. Depois dos 43 pontos no priemiro jogo da final da liga porto riquenha, a americana Hooker, voltou a pontuar muito, e fez 39 pontos na segunda partida. Ela joga pelo Corozal, que agora abriu 2-0 na série final.

    Vale lembrar que a americana que veio da Univ do Texas, e foi segunda esse ano na NCAA, tem somente 22 anos!!!!!!!

    Outra que eu descobri foi que a tbm americana Nancy Metcalf, em 2002, fez 49 pontos em um jogo da fase regular da liga em Porto Rico, pela equipe do Mayaguez. vou adicionr a listagem. ^^

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.