sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Segunda líbero ganha mais chances de jogar


A Federação Internacional anunciou hoje que a partir do dia 1º de Janeiro de 2011, está liberado em qualquer competição da FIVB a substituição entre líberos quantas vezes o técnico achar necessário em uma partida. A decisão, que foi unânime, foi votada este ano, no Congresso que aconteceu em Roma, entre os dias 9 e 10 de setembro.

Atualmente, a líbero reserva só pode substituir a titular uma única vez no jogo, e deve permanecer até o final. No entanto, essa regra acabou limitando o uso da segunda líbero, e muitas equipes acabavam optando por deixá-las fora de quadra. Com a nova regra, a partir do ano que vem, os técnicos terão mais liberdade para fazer as substituições, e as líberos podem se revezar durante o jogo quantas vezes a equipe achar necessária. O objetivo da FIVB é incentivar as equipes a usarem com mais frequência a segunda líbero. E assim como acontece hoje em dia, as substituições entre as líberos ou jogadora regular e líbero acontecerão sem qualquer formalidade direcionada a mesa na zona de substituição.

Esse tipo de regra já era utilizada com sucesso em algumas ligas européias, e também na Champions League. Um exemplo claro de como pode ser aplicada aconteceu semana passada durante a partida válida pela Champions League entre Bergamo e Dinamo. A equipe do Bergamo durante todo o primeiro set substituiu as líberos Merlo e Carrara uma pela outra em diversos momentos, isso porque a titular Merlo ainda está fora de forma devido a uma lesão no tornozelo, por isso, toda vez que a equipe do Bergamo recebia um saque, o técnico Mazzanti colocava a jovem Carrara, que está treinando a mais tempo que a titular, já quando a própria equipe sacava e precisava de uma defesa, o Bergamo colocava Merlo em quadra.

Uma outra regra também foi estabelecida no congresso dando mais liberdades ao técnico e o garantindo a condição de colocar seu melhor time em quadra. A equipe com somente uma líbero pode declarar, se achar necessário, esta como "sem condições de jogo", e assim colocar qualquer outra jogadora regular em seu lugar como líbero. Isso significa que doenças e lesões não precisam mais ser dadas como justificativas para se tirar uma líbero do jogo, a equipe pode simplesmente retirá-la da partida dizendo que ela está "sem condições de jogo", mesmo que essa não tenha se machucado, e colocar um outra jogadora regular como líbero.

As novas regras foram adicionadas ao documento de regras da FIVB, dentro da Regra 19. O objetivo é tornar o jogo ainda mais dinâmico e com mais técnico, e tem tudo para ajudar ainda mais a qualidade e o desenvolvimento do esporte.

fonte: fivb.com

2 comentários:

  1. Só uma coisa não foi bem explicada. Essa nova regra é para uma formação de 12 atletas ou de 14? Se for pra 12, vai acabar limitando do mesmo jeito, pois tera de sersacrificada uma jogadora de ponta ou de meio. Se voces souberem, postem aqui, por favor. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Por enquanto em 12 atletas Rafael, mas eu concordo com vc. Acho que eles poderiam aumentar para 14 em quadra logo tbm.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.