sexta-feira, 18 de março de 2011

Quem vai brilhar mais nas semifinais da Champions??

As semifinais da Champions League 2010/2011 serão jogadas amanhã. Muito mais do que um encontro dos quatro melhores times da Europa, elas serão marcadas por uma disputa entre algumas das principais estrelas do voleibol internacional. Quem vai brilhar mais? Quem será capaz de levar o seu time ao lugar mais alto? Isso só descobriremos domingo. Enquanto isso vamos ver o que podemos esperar para os jogos desse sábado e como os times chegaram até aqui.


- Rabita BAKU (AZE) x Scavolini PESARO (ITA)

Os dois times já se encontraram duas vezes nessa Champions, quando disputaram a liderança do grupo E. Cada um venceu o jogo que fez em casa, o Rabita com mais facilidade, o que rendeu ao time mais alto e mais velho desse Final Four a primeira colocação no grupo. No cruzamento para os playoffs 12 o Pesaro encarou um dos favoritos ao título, Dínamo Moscow, mas conseguiu sair com duas vitórias. Não foram jogos fáceis, mas sem dúvida um triunfo que deu confiança ao time italiano. Na fase seguinte encararam a "surpresa" Volero Zurich e, embora também tenham passado com duas vitórias, mais uma vez foi sofrido. O Rabita não teve uma vida mais fácil. Na primeira eliminatória encarou o Prostejov, que não estava muito cotado, mas que deu muito trabalho. A equipe azeri perdeu o primeiro jogo e só se classificou no Golden set. No playoff 6 um pouco mais de facilidade. Passaram pelo Muszyna sem perder sets.

Os dois times estão estreando em Final Four e contam com suas principais estrelas para chegar à final. O Pesaro que há poucos dias perdeu uma de suas peças mais importantes, a americana Destinee Hooker, agora aposta todas as fichas no talento de Manon Flier. Os saques da holandesa podem ser uma grande arma a favor do time italiano, que tem a responsabilidade de representar o país que venceu as últimas seis edições da Champions (Perugia duas vezes e Bergamo 4). Já o Rabita representa um país que vem crescendo no cenário internacional, principalmente pela força de seus clubes, e colocá-lo em uma final do campeonato mais importante do continente seria sem dúvida um grande feito. Para isso contam com a estrela da seleção azeri Natalya Mammadova e com mais uma infinidade de estrangeiras. É uma situação nova para os dois clubes e para a maioria de suas jogadoras. Resta saber quem vai lidar melhor com toda a pressão que envolve essa disputa.


- Fenerbahçe Acibadem ISTANBUL (TUR) x VakifGunes TTelekom ISTANBUL (TUR)

Pela primeira vez na história da Champions, dois times da mesma cidade vão disputar o Final Four. E ambos estarão em casa, já que dividem o mesmo ginásio, embora o mandante seja o Fenerbahçe, que deve também contar com a maior torcida. Uma torcida fanática por sinal e que certamente vai apoiar muito a equipe, o que pode colocar pressão nos adversários e também na própria equipe de Zé Roberto. Fato é que essa semifinal promete ser muito disputada e emocionante. Os dois times contrataram pensando nesse momento. São estrelas de sete nacionalidades diferentes, as melhores de várias seleções reunidas em dois times que agora tem 5 sets para seguir lutando pelo título inédito. As duas equipes tem muito em comum, mas percorreram caminhos diferentes para chegar até aqui.

O Fenerbahçe, finalista ano passado, caiu em um grupo difícil, tido como grupo da morte. Mas se classificou em primeiro, com apenas uma derrota. Depois disso não jogou mais. Como organizador do Final Four, o clube estava automaticamente classificado. Por um lado foi bom para o time que ficou perto de mais uma final, mas o time pode sentir a falta de ritmo, já que as cinco estrangeiras só podem jogar juntas na Champions. Já seu adversário teve que lutar muito para conquistar a vaga nessa semifinal. Após passar pelo Bielsko-Biala, na fase de 12, sem muita dificuldade, o Vakifbank teve que encarar um outro clássico turco. Dois jogos contra o Eczacibasi, no mesmo ginásio em que jogará o Final Four. Uma vitória por 3 a 0 e outra em cinco sets, onde conseguiu uma virada espetacular.

Os dois times tem muitas candidatas a protagonista nessa disputa. Pelo Fenerbahçe as maiores esperanças estão depositadas nas mãos de Sokolova e Fofão, que ao lado de Furst já levantaram o troféu da Champions. O time conta ainda com a experiência do técnico Zé Roberto, que pode conquistar um dos únicos títulos que lhe falta. Glinka e Poljak podem ser apontadas como os principais destaques do Vakifbank, mas talvez a grande força do time seja o conjunto, o coração que essas meninas conseguiram colocar em campo em diversos momentos dessa temporada. Será um duelo e tanto. O Fenerbahçe é o favorito, mas a beleza do esporte é que tudo pode acontecer.

A rivalidade entre as equipes turcas
pelas ruas de Istambul

fonte: www.cev.lu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.