domingo, 3 de outubro de 2010

Curiosidade: família em quadra...


Não é incomum no mundo encontrarmos parentes seguindo a mesma carreira, e no voleibol não é diferente. No Brasil todos conhecem os irmãos Gustavo e Murilo e as gêmeas Michelle e Monique. E eles não são os únicos. É comum no mundo do vôlei encontramos irmãs, primas e até mãe e filha seguindo o mesmo esporte. O caso mais famoso é muito provavelmente das irmãs Chaine e Kim Staelens, que atuam juntas na seleção holandesa.

Outros exemplos mais conhecidos são as das jovens irmãs italianas Lucia e Catherina Bosetti, que vem de uma família onde os pais são técnicos de vôlei na Itália também. Na Turquia, as gêmeas Özge e Gödze Kirdar chamam a atenção. Quando a levantadora e a ponteira estão em quadra pelo Vakifbank é difícil saber quem é quem.


As irmãs italianas Lucia e Catherina Bosetti que jogam 
pelo Bergamo e Villa Cortese respectivamente

E o que dizer de 4 irmãs jogando vôlei? É o que acontece com a família Usic da Croácia. A irmã mais velha, Senna Usic, é a mais famosa, por ser destaque de sua seleção e da equipe do Pesaro, que conta também com Marija Usic. As duas irmãs mais novas Simona e Ana Usic vão atuar na próxima temporada pelo Split 1700, do técnico brasileiro Angelo Vercesi. Incrível também o caso das polonesas Magdalena e Izabela Sliwa. A experiente levantadora e a jovem líbero são mãe e filha e irão atuar juntas esta temporada pelo Trefl Sopot.

Outros casos são menos conhecidos, mas não menos curiosos. A ponteira Anna Baranska tem uma irmã mais nova, Bogumila, que joga na equipe do Wroclaw, na Polônia. A ponteira russa Natalia Goncharova é irmã mais nova de Valeria Goncharova, com quem jogou ao lado na última temporada pelo Dinamo Moscow. As irmãs Oksana e Yelena Parkhomenko (levantadora e central respectivamente) são muito famosas no Azerbaijão, assim como Karina e Sheilla Ocasio são em Porto Rico. As alemãs Margareta Kozuch e Hanka Pachale ambas têm irmãs mais velhas que jogam vôlei. Katharina Kozuch, irmã mais velha que Maggie, joga em um nível menos profissional do vôlei alemão hoje em dia, mas já atuou na série máxima do país a alguns anos. Já Maja Pachale ainda joga pelo Schweriner, uma das principais equipes alemãs. Sem esquecer de Katarzyna Mroz, irmã mais nova da inesquecível central Agata Mroz, e que joga pelo Centrostal Bydgoszcz, e de Sanna Visser, irmã mais nova de Ingrid Visser. A canhota Sanna chegou a atuar inclusive pela seleção holandesa, mas optou por seguir um caminho diferente do voleibol, e está estudando agora. Starovic e Rosic soam comuns a vocês? Talvez se lembrem do oposto e líbero da seleção sérvia masculina. Mas são também os nomes de Sanja Starovic e Nina Rosic. A oposta Sanja, do Rabita Baku, é uma das grandes revelações do vôlei sérvio feminino, e é irmã mais velha do também impressionante Sasa Starovic. E Nina Rosic, líbero por algumas vezes convocada a seleção sérvia, é irmã do líbero que está na Itália defendendo a seleção sérvia no Mundial.

As gêmeas turcas Gödze e Özge Kirdar no Vakifbank

E não somente de irmãs as quadras estão cheias. A central holandesa Caroline Wensink é prima da central Judith Pietersen, que atua no TVC Amstelveen e que muitos acreditam que no futuro poderá estar ao lado da prima na seleção. E a americana Danielle Scott é prima da ponteira Kim Willoughby. Curioso não? E esses são apenas alguns exemplos de diferentes jogadoras que tem parentes no esporte. Muitas são as irmãs jogando por toda Europa, e o que a gente espera é que o vôlei conquiste cada vez mais adeptos, melhor ainda quando a genética ajuda. ;)

fonte: inside-volley.com

6 comentários:

  1. Joana, você esqueceu de comentar da fantástica Barbara Jelic e sua irmã Vesna. No Brasil, na década de 70, tivemos as irmãs Hunka: Irena e Alena e as Montanarini: Silvia e Cassia. Tivemos na década de 90, as primas Dani e Fabi Berto. Ana Moser jogou com sua irmã na década de 80, Isabel Moser. Tivemos também a irmã da Ida, que eu esqueci o nome agora;outras da década de 1980, foram as irmãs Sesso.
    Na década de 1980/90, tivemos também no Peru, as irmãs Heredia: Aurora e Sonia; nos Estados Unidos as irmãs Oden; que eu me recordo de momento são essas ;)

    ResponderExcluir
  2. Sim, são vários os exemplos, eu sei disso, mas não dava para colocar tudo, então coloquei os que eu achei mais interessantes neste momento..hehehehe, mas obrigada por sua adição no comentário.

    Outras tbm são as americanas Jane e Jill Collimore, Vesna e Sanja Tomasevic, Marta e Dominika Sobolska, a mãe da Radzuweit jogou as Olimpíadas de 1980, e assim em diante....:)

    ResponderExcluir
  3. bela reportagem ,parabéns...
    tenho uma vaga lembrança de Mãe e Filha que disputaram o Mundial de 1994 no Brasil,atuando pelo Azerbaijão.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal saber dessas curiosidades...Parabéns pelo post.

    AS Usic's hein ? 4 de uma vez.:O

    E o quarteto sérvio misto :0 ! combinam até na posição , O Sasa joga muito, pena q eu nunca vi nenhum video da Sanjia , vou procurar.

    ResponderExcluir
  5. Bela reportagem, parabéns...

    Aqui no Brasil temos outros: Mari Paraíba e o Daniel, Tande e Adriana Behar, Giovane e Gisele Gávio... Todos são irmãos

    ResponderExcluir
  6. Vlw galera, q bom q gostaram!:)

    Sempre q der trazemos essas curiosidadesinhas, é sempre diferente. :)

    E obrigada Welison, outro dia eu tava tentendo lembrar quem era o irmão da Mari Paraíba e nao conseguia de jeito nenhum!!! Bateu um alívio agora eu confesso.hehehehehe

    Bjs

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.