quinta-feira, 10 de março de 2011

Como será a Croácia de Irina Kirilova?


Então gente, como vocês já devem estar sabendo Irina Kirilova é a nova técnica da seleção croata. A experiente ex-levantadora foi apresentada pela Federação Croata dia 22 de fevereiro. Mulher e ex-assistente do técnico Giovanni Caprara, quando foi campeã mundial em 2006 com a Rússia, Irina traz consigo a experiência de muitos títulos, e a confiança de que alguém finalmente conseguirá colocar a Croácia novamente no cenário mundial. A Croácia é uma seleção que conta com jovens e grandes talentos individuais, que se destacam por onde passam como Poljak, Usic, Popovic, Barun, Alajbeg, Grbac, mas que ainda não conseguiu emplacar como equipe. E esse será o maior desafio de Kirilova. O trabalho será a longo prazo. A princípio, Kirilova deve se manter a frente da seleção até as Olimpíadas do Rio em 2016. A expectativa está também pela espera da primeira convocação da ex jogadora. O mundo do vôlei aguarda para saber se alguns nomes, como o da experiente ponteira Osmokrovic, que há alguns anos não defende a seleção, irão retornar. Esta primeira convocação deve acontecer no final de Maio, quando a Croácia começará a se preparar para jogar a Liga Européia 2011. Em sua primeira entrevista oficial como técnica, Kirilova falou da felicidade de treinar a Croácia e alguns desafios.

"Ser treinadora é uma grande honra, mas a honra maior para mim é o fato de ser o time croata. Não é segredo que a Rússia e a Croácia têm um espaço especial no meu coração."

Kirilova acredita muito no potencial de sua equipe, e que com trabalho podem sim chegar a uma classificação olímpica.

"Acredito que as jogadoras croatas têm ótimo potencial. Para mim é um fato indiscutível. Agora tem que mostrar o grande potencial em termos de qualidade. A melhor coisa é que o time têm muitas jovens jogadoras com experiência. Essa combinação é ideal."

A técnica comentou também sobre o primeira grande torneio que disputará a frente da seleção croata, o Campeonato Europeu 2011, que será realizado na Itália e Sérvia. "Jogaremos em Monza, em um grupo que nos aguarda Itália, Turquia e Azerbaijão. O sorteio não poderia ser mais difícil, é o grupo mais forte do Europeu, mas é isso. Se quisermos alcançar resultados de qualidade, temos que vencer, não podemos escolher adversários. Acredito que com trabalho podemos chegar onde quisermos. Porque a Croácia não estaria nas Olimpíadas? Me lembro no início do ano de 1988 quando a União Soviética jogou um qualificatório Olímpico em Rimini. Quase não nos classificamos, e seis meses depois subimos no lugar mais alto do pódio com a medalha em nossos pescoços." completou Irina, que com sua liderança espera fazer a Croácia jogar com variedade, como fazem Brasil e Itália.

Além de Osmokrovic, Kirilova tentará trazer de volta também a central Maja Poljak. Considerada por muitos a melhor central do mundo na atualidade, Poljak anunciou após o Mundial sua aposentadoria da seleção, mas Irina acredita que sua palavra não foi uma decisão final. "Vou falar com a Maja, e com todas as jogadoras que tem qualidade. Quero ouvir suas razões para suas decisões. Fui jogadora por quase 20 anos, então eu sei como as meninas pensam. Também, acredito no trabalho em equipe. Nunca vou esquecer das palavras de Nikolai Karpol: 'A seleção pode existir sem um jogador, mas esse jogador não pode existir sozinho.' Todos devem estar comprometidos pelo time."

Kirilova concluiu a entrevista garantindo que veio para ficar. "Esse contrato não será para um ano ou dois. Meu retorno a Croácia não será de curta duração."

fonte: inside-volley.com (Mary), http://www.novilist.hr

4 comentários:

  1. Legal ver esse comentário da Irina sobre o Karpol ,depois que os dois brigaram feio nas véspera de Barcelona 92,onde a CEI sentiu a sua falta numa final memorável contra Cuba...A seleção da Croácia nasceu como potencia no volei em 95 quando apareceu numa Copa do Mundo ,com uma sensacional jogadora Barbara Jelic uma das melhores atacantes do Mundo...

    ResponderExcluir
  2. Em 96 no Pré olímpico de Atlanta a equipe jogou mal contra a Ucrania e perdeu a vaga ...Jelic não conseguiu passar pelo bloqueio de Tatianokova Ivaniushina,que jogou até no Uniban...Depois em 98 a equipe contou com Sidorenko e causou um grande impacto no volei mundial...o nível de tantas jogadoras naturalizadas na Croácia eles tinham quatro soviéticas ,no momento a croácia ela a sensação do campeonato e só não se classificou pq perdeu para China e Coréia por 3x2...

    ResponderExcluir
  3. Ótimas informações "Mundial"!!! Estou na torcida para que ela consiga realizar um belo trabalho e traga de volta jogadoras como a Osmokrovic!!! Tem tudo para dar certo!! Talento de sobra ela tem.

    João Paulo

    ResponderExcluir
  4. que bom. uma mulher a frente de uma bom time. espero que faça um excelente trabalho.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.