terça-feira, 22 de março de 2011

Curiosidades da Champions


O Vakifbank levantou o troféu da Champions pela primeira vez, mas o campeonato tem algumas outras curiosidades interessantes.

- Ciao Itália: Depois de seis anos, a Itália não tem mais o campeão europeu. Desde a temporada 04/05 foram 4 títulos do Bergamo e 2 do Perugia.

- Estragando a festa: sediar o Final Four não parece ser um bom negócio. Desde 03/04 o anfitrião não é o campeão (Tenerife foi o vencedor na ocasião). E, para piorar a estatística, há cinco temporadas o time não chega nem à final. Zurich (06/07) e Murcia (07/08) ficaram em quarto e Perugia (08/09), Cannes (09/10) e Fenerbahçe (10/11) ganharam o bronze. Além de arcar com todos os custos da organização, tiveram que ver outro time comemorando no final.

- Ex-companheiras: Esse Final Four marcou o reencontro de algumas jogadoras, que já foram campeãs da Champions jogando juntas, mas que agora defendem camisas diferentes. Fofão (Fenerbahçe) e Senna Usic (Pesaro) foram campeãs pelo Perugia em 05/06. Já Sokolova (Fenerbahçe), Poljak (Vakifbank) e Zhuckova (Rabita) ganharam com o Bergamo em 04/05.

- Outras campeãs: Outras jogadoras que jogaram o Final Four também já tinham experimentado o sabor da vitória. Furst, do Fenerbahçe, e Golubovic, do Rabita, foram campeãs pelo Bergamo. A primeira em 09/10, a segunda dez anos antes em 99/00.

- Maiores campeãs: duas jogadoras chegaram ao Final Four para tentar conquistar seu terceiro título. Maja Poljak, campeã em 04/05 e 06/07 pelo Bergamo, e Irina Zhuckova em 00/01 pelo Modena e em 04/05 pelo Foppa.

- Em família: Duas famílias ficaram especialmente felizes com esse Final Four. Os Usic, com Senna e Marija defendendo o Pesaro, e os Kirdar com o título de Gozde e Ozge.

- Em dobro: provavelmente foi a primeira vez que gêmeas foram campeãs da Champions, com o último ponto passando pela mão das duas. E ainda mais com ambas levando uma premiação para casa. Gozde foi a melhor recepção, enquanto sua irmã Ozge foi a melhor levantadora do Final Four.

- Compatriotas: em apenas três ocasiões a final foi disputada por dois times do mesmo país. Sempre por dois times italianos. Em 92/93, Matera x Ravenna, em 00/01, Modena x Reggio Calabria, e em 04/05 Bergamo x Novara.

- Dinheiro pela janela?: Nenhum time que contratou mais estrangeiras do que permitia sua liga nacional teve sucesso na Champions. O Dínamo Moscow perdeu no playoff 12, o Eczacibasi no playoff 6 e o Fenerbahçe ficou em terceiro.

- Inversão de papéis: o Pesaro chegou pela primeira vez ao Final Four, enquanto que seu rival italiano Bergamo pela primeira vez ficou fora.

- Foi fácil: O Vakifbank ganhou a final por 3x0, o que não acontecia desde 04/05. Nos últimos 5 anos em três finais o jogo foi decidido no tie-break. Nas três ocasiões o Bergamo foi o campeão.

- Campeão inédito: Pela primeira vez, desde que a CEV disponibiliza estatísticas, o Final Four foi disputado por quatro times que nunca haviam sido campeões. É claro que na primeira edição da competição isso também aconteceu. Apenas uma vez todos os participantes já tinham um troféu em casa. Em 02/03, Cannes, Uralochka, Bergamo e Modena disputaram o Final Four na ocasião.

fonte: cev.lu

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Belas curiosidades de um campeonato tão belo =)
    Adorei a matéria.

    ResponderExcluir
  3. Interessante Mariana. Adorei as observações e curiosidades dessa competição tão importante. Beijos

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.