sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Grand Prix 2010 - Fase Final: BRA x EUA


Brasil 2x3 EUA (25-22, 19-25, 28-30, 25-17, 13-15) - Estatísticas

Foi sem dúvida o melhor jogo do Grand Prix. Não só porque envolvia as duas melhores equipes, mas principalmente porque elas conseguiram, apesar da tensão da partida, jogar um grande voleibol. A nota triste do jogo foi a contusão da ponteira Paula Pequeno, segunda baixa do Brasil nessa fase final, que teve uma fratura no pé esquerdo e não se sabe quando poderá voltar às quadras.
O jogo começou com uma pequena vantagem para as americanas, mas a brilhante atuação da líbero Fabí dava chances ao Brasil de se recuperar. E foi o que aconteceu. Com Paula em noite inspirada, a seleção brasileira fechou o set e saiu na frente no placar.
Os EUA voltaram para o segundo set dispostos a empatar o jogo. No duelo de centrais, vantagem para as americanas, que com um passe mais regular usavam e abusavam das jogadas rápidas com Bown e Akinradewo. E com uma pequena folga fechou a parcial.
O terceiro set foi o mais equilibrado. Longos ralis, grandes defesas, Logan Tom de um lado, Sheilla do outro. Com certeza quem gosta de voleibol estava adorando o jogo e mesmo que não torcia para nenhum dos times sentia a tensão. Chances de fechar o set para os dois times, mas as americanas levaram vantagem em um ace de Hooker.
O Brasil não tinha outra alternativa no quarto set. Era ganhar ou ganhar. E foi o que o time fez. Concentrado e vibrante, o Brasil empatou o jogo, mais uma vez com grande participação de Paula.
O jogo merecia um tie-break, depois de tanto equilíbrio. O cenário não mudou no início do set. Mas uma infelicidade para o Brasil pode ter mudado o rumo do jogo (ou não). Paula Pequeno subiu para bloquear e na queda pisou no pé da americana. Era o fim do jogo para ela, que vinha sendo, ao lado de Fabi, um dos destaques do Brasil. Natália entrou, mas não conseguiu repetir as atuações que já encantaram tanta gente. Entrar com a responsabilidade de passar e em uma situação inesperada não foi fácil e os EUA tiraram proveito. O jogo seguia empatado até o 13-13, quando um erro de saque deu o match point às americanas. Apareceu então o melhor fundamento dos EUA na competição: um bloqueio em Sheilla e a vitória que deixa o título nas mão das americanas, que dependem apenas de suas forças para levar o troféu. A primeira batalha será essa noite contra as donas da casa. Já o Brasil segue na luta, esperando um tropeço dos EUA, contra a Itália.



Estatísticas:

Maiores Pontuadoras -
BRA: Sheilla - 22 pontos
EUA: Foluke Akinradewo - 23 pontos

Ataque (mínimo 20 ataques) -
BRA: Paula 46,67%, Sehilla 38,46%, Jaqueline 21,95%, Thaisa 45,45%, Fabiana 59,09%
EUA: Foluke Akinradewo 57,14%, Destinee Hooker 37,78%, Logan Tom 28,00%, Heather Bown 42,30%, Jordan Larson 36,36%

Bloquieo -
BRA: Thaisa - 7 bloqueios
EUA: Foluke Akinradewo - 7 bloqueios

Saque -
BRA: Thaisa - 2 aces
EUA: Heather Bown, Destinee Hooker e Jordan Larson - 1 ace cada

Defesa -
BRA: Fabi 3.40 (17 defesas), Jaqueline 2.40 (12 defesas)
EUA: Stacy Sykora 2.40 (12 defesas)

Levantamento -
BRA: Fabíola - 13.00
EUA: Alisha Glass - 17.60

Recepção -
BRA: Paula 65,63%, Jaqueline 38,00%
EUA: Logan Tom 44,26%, Jordan Larson 43,33%

Comentários:

Fabiana (capitã do Brasil) - "Apesar da partida não ter ido como a gente esperava, lutamos até o final. Estamos orgulhosas da nossa performance."
Zé Roberto (téc. Brasil) - "O jogo foi muito equilibrado e muito balanceado. Estou impressionado com a determinação das americanas. Mas, apesar da derrota, estou orgulhoso do meu time."
Tamas (capitã dos EUA) - "Um jogo de cinco sets contra o Brasil foi muito difícil. Mas antes da partida nós sabíamos que seria uma partida equilibrada. Nós jogamos muito duro essa noite. Nós vamos retornar amanhã e tentar jogar o melhor voleibol."
McCutcheon (téc. EUA) - "Foi uma partida muito difícil. Ambas equipes jogaram duro. Houve alguns ótimos ataques, alguns bons ralis. Foi muito equilibrado. Estou muito feliz, mas nós entendemos que ainda há muito o que fazer. O Brasil nos ensinou muito essa noite."


fonte: fivb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.