quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Grand Prix 2010 - Fase Final: EUA x POL


EUA 3x2 Polônia (13-25, 18-25, 28-26, 25-19, 15-12) - Estatísticas

O jogo de abertura da fase final foi bem peculiar onde cada set tem sua própria história a ser contada. O time americano de saque forte, bloqueio e defesa imponentes e de poucos erros não apareceu no primeiro set. Os EUA fora dominados pela Polônia, que contou com uma grande atuação de sua levantadora Sadurek. As mais novas, Hooker e Larson, pareciam sentir o peso da partida e as experientes não estavam muito melhor. O time americano errou só no primeiro set praticamente o que vinha errando por jogo, principalmente no saque e na recepção, o que lhe tirava qualquer possibilidade de reação. Pelo lado polonês, as duas ponteiras, Kosek e Baranska, ditavam o ritmo da equipe, que fechou rapidamente o set.
As esperanças americanas não aumentaram muito no segundo set. Embora tenha melhorado bastante no ataque, principalmente com Logan Tom, a recepção continuava comprometendo o desempenho da equipe. As polonesas, que não tinham nada com isso, faziam bem o dever de casa, regulares e eficientes não davam chances à reação dos EUA. 2 a 0 Polônia e o fim do jogo parecia próximo. Parecia, mas não estava.
No terceiro set, o técnico McCutcheon promoveu uma mudança na equipe com a entrada de Nnamani no lugar da jovem Hooker, mais do que uma troca de opostas, ao longo do jogo Nnamani representaria uma mudança no espírito da equipe. Os EUA estavam errando menos, mas ainda estava longe de ser o time da primeira fase. Mas a Polônia deu a chance que as americanas precisavam. Cometendo mais erros que nos sets anteriores mantiveram as adversárias coladas no placar e mesmo tendo o set na mão, não conseguiu aproveitar. Depois de desperdiçar um 24-22, o time polonês ainda teve uma grande oportunidade para fechar o jogo nas mãos da capitã Skowronska, que deu uma largada para fora. Na raça o time americano levou o set.
O quarto começou equilibrado, mas o técnico polonês parecia sem paciência com o time e fez diversas alterações descaracterizando a equipe. Kaczor começou no lugar de Skowronska e antes do primeiro tempo técnico já estavam em quadra Skorupa e Szczurek, nos lugares de Sadurek e Kosek. As americanas pararam de errar e aproveitavam todas as oportunidades que tinham. Rapidamente abriram uma larga vantagem, chegando a fazer 16-8. A Polônia ainda reagiu no final do set, muito graças à boa atuação de Kaczor, mas os EUA conseguiram fechar o set e levar o jogo para o tie-break.
O quinto set foi o retrato do rumo que a partida tomou. Americanas confiantes e polonesas lamentando as chances perdidas. Os EUA abriram e mesmo com uma reação da Polônia, quem via o jogo tinha certeza que a equipe de McCutcheon sairia vitoriosa. Foluke Akinradewo foi a dona do set, contagiada pela energia de Nnamani, que fechou o jogo e garantiu dois pontos para sua seleção em um jogo que uma hora antes parecia perdido.
Mas não há tempo para comemorações, muito menos para lamentações. Amanhã os dois times tem confrontos duríssimos: a Polônia enfrenta o Brasil, enquanto os EUA vai tentar uma nova vitória sobre a Itália.


Estatísticas:

Maiores Pontuadoras -
EUA: Foluke Akinradewo 19 pontos, Logan Tom 18 pontos
POL: Anna Baranska 18 pontos, Karolina Kosek 17 pontos

Ataque -
EUA: Logan Tom 31,25%, Foluke Akinradewo 70%, Jordan Larson 25%
POL: Anna Baranska 45,95%, Karolina Kosek 40%, Kasia Skowronska 32,26%, Joanna Kaczor 47,61%

Bloqueio -
EUA: Foluke Akinradewo - 5 bloqueios
POL: Agnieszka Bednarek - 3 bloqueios

Saque -
EUA: Heather Bown - 2 aces
POL: Agnieszka Bednarek e Karolina Kosek- 2 aces cada

Defesa -
EUA: Logan Tom 1.80 (9 defesas), Stacy Sykora 1.40 (7 defesas)
POL: Mariola Zeink 1.60 (8 defesas)

Levantamento -
EUA: Alisha Glass 5.80
POL: Milena Sadurek 8.40

Recepção -
EUA: Logan Tom 25% de eficiência, Jordan Larson 16,6%, Stacy Sykora 42,85%
POL: Anna Baranska 58,62%, Karolina Kosek 45%, Mariola Zenik 40%

Comentários após o jogo:
Skowronska (capitã da Polônia) - "Fico triste com a nossa derrota. Poderíamos ter vencido o jogo. Precisamos melhorar."
Jerzy Matlak (téc. Polônia) - "É realmente uma pena, porque nós quase vencemos a partida. Vamos tentar encontrar nossos problemas e esperamos jogar melhor amanhã."
Tamas (capitã dos EUA) - "É uma partida dura. A Polônia é uma equipe muito ofensiva. Estamos felizes por estarmos jogando a Fase Final do Grand Prix. Estamos preparadas para jogar nosso melhor."
Hugh McCutcheon (Téc. EUA) - "Nós começamos muito devagar, parte devido aos nossos próprios problemas, parte devido a pressão vinda da Polônia. Elas conseguiram ótimas estatísticas no ataque. O terceiro set foi o ponto de mudança. Estou feliz que estamos jogando mais como equipe. É uma boa lição para nós."



fonte: fivb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.