terça-feira, 17 de agosto de 2010

Estrela Mammadova fala sobre vontade de jogar no Brasil

A maior estrela do Azerbaijão, e uma das maiores da Europa, a ponteira Natalya Mammadova, cedeu uma entrevista a um jornal sérvio "odbojka24.rs" semana passada. A jogadora estava no país para tratar seu ombro com um fisioterapeuta local após passar parte de suas férias na Ucrânia com seus pais e aproveitou para dar uma entrevista. Mammadova contou um pouco da sua expectativa para a próxima temporada com o Rabita Baku, e também suas previsões para o Campeonato Mundial, contou um pouco sobre si mesmo, e surpreendeu ao falar na vontade de jogar na Superliga brasileira um dia. Como a entrevista está toda em sérvio, usamos o tradutor do google, e por isso o que for escrito uma representação aproximada do que a jogadora falou.

Entrevista:

Natalya, você, em Belgrado?
Em Belgrado vindo da Ucrânia, onde passei parte das minhas férias com meus pais. Vim aqui para me preparar para a próxima temporada, e também para tratar meu ombro com um fisioterapeuta local. Quero estar melhor preparada para a temporada de clubes.


Quais suas expectativas para a temporada com o clube Baku, com o qual recentemente assinou por um ano?
Acho que não é nenhum dilema que tentaremos novamente ser campeões do Azerbaijão e vencer a Copa local. Pela primeira vez a equipe irá participar da Champions League e tenho altas expectativas. Formamos uma boa equipe e espero chegar ao Final Four. Eu gostaria de conseguir pelo menos o terceiro lugar nesta competição.

Em Baku, você irá jogar novamente com várias jogadoras sérvias. Como irá se comunicar com elas?
Eu já joguei uma vez em um clube com muitas sérvias. Foi em Zurich e lá aprendi a língua sérvia. Havia sete ou oito jogadoras que eram daqui e como eu tinha vontade de estar com elas aprendi sérvio. Desde então é normal para mim me comunicar em sérvio.


Em que posição irá jogar no Baku?
Minha posição inicial é passadora. Mas esse é o meu ponto mais fraco. Eu não tenho trabalhado muito nisso, meus técnicos não me forçaram a isso. Meus elementos mais fortes são o ataque e o bloqueio.

Quais compromissos e expectativas para a seleção do Azerbaijão?
Durante o verão não tivemos obrigações. Nós completamos com sucesso o qualificatório para o Campeonato Europeu, e nosso próximo compromisso é nos qualificarmos para os Jogos Olímpicos. Nosso maior objetivo é qualificar para as Olimpíadas e também fazer uma boa apresentação no Campeonato Europeu. Se estivermos preparadas e se jogarmos nosso melhor, acho que podemos ir longe, espero ficar entre as 5 melhores equipes.

Porque o vôlei feminino é tão popular no Azerbaijão?
O voleibol é o esporte feminino mais popular no Azerbaijão. Sucessos anteriores da nossa seleção despertaram interesse do público. Havia muito boas jogadoras e muito dinheiro foi investido. No entanto, houve um momento que parou, existe diversas novas jogadoras que podem atrair mais interesse. E recuperar a popularidade. Temos várias novas jogadoras, muito é investido no voleibol. Acho que nosso tempo está chegando e essa geração de agora pode conquistar grandes resultados.


Você teve oportunidade de acompanhar a seleção sérvia?
A última vez que joguei contra a Sérvia foi no Campeonato Europeu na Polônia. Depois disso nós não tivemos compromissos ao mesmo tempo para eu acompanhar. Eu conheço as jogadoras mais velhas como Nikolic, Ognjenovic, Spasojevic, e das mais novas Brakocevic e Antonijevic, mas não tive muitas chances de vê-las como as outras. A Sérvia esteve sempre nos últimos anos no topo, tem uma ótima equipe e o mais importante tem uma ótima perspectiva. Suas jogadoras atuam em fortes equipes por toda Europa.

Que time joga o vôlei mais bonito?
Definitivamente o Brasil.

Quais são os favoritos para ganharem medalhas no Campeonato Mundial?
Acho que os EUA podem surpreender, se forem com a equipe completa. Claro que tem o Brasil. Quando falamos de Europa, tem a Itália. A Rússia tem ótimas jogadoras e a Sokolova retornou, mas acho que o treinador pode ser o ponto fraco. Mas é possível que ele conquiste sucesso.

Quais são as melhores jogadoras que jogam na sua posição?
Piccinini e Sokolova.

Existe alguma Liga que você gostaria de jogar um dia?
Eu gostaria de uma dia jogar na liga brasileira. As suas melhores jogadoras estão voltando para jogar lá e algumas estrangeiras jogam na liga. A liga está mais forte.


Quais são seus desejos quando pensa na sua carreira?
Pessoalmente gostaria de ser a Melhor jogadora do Campeonato Europeu e com o clube planejo vencer uma Champions League.

Como aproveita seu tempo livre?
Eu amo andar perto do mar, adoro parques aquáticos, nadar, esportes aquáticos...

O que acha de Belgrado?
É a terceira vez que estou em Belgrado, as duas primeiras eu vim com o clube e não tive muito tempo para conhecer. Eu visitei Beli Dvor, Kalemegdan, visitei uma exibição. Gostaria de ver tudo o que a cidade tem para oferecer.

Qual o último livro que você leu?
"The Psychology of man"

2 comentários:

  1. Até Mammadova sabe que o treinador da Rússia é muito ruim ...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Até Mammadova sabe que o treinador da Rússia é muito ruim [2]

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.