terça-feira, 24 de agosto de 2010

Grand Prix 2010 - Perfil dos finalistas

Zé Roberto estava com a seleção brasileira treinando,
por isso não participou da coletiva com os técnicos

Brasil -

Campeão Olímpico, o Brasil é um dos favoritos em todas as competições que disputa. Maior vencedor do Grand Prix chega a fase final para buscar o nono título. O grande trunfo do time é a homogeneidade do elenco e a experiência das oito campeãs olímpicas. Depois de três semanas, o Brasil ainda precisa ser mais regular na recepção, ponto tão importante para um time que joga com velocidade. O grande destaque da equipe até agora é a oposta Sheilla, que está em grande fase.

Resultados:
Brasil 3x0 Taipei
Brasil 3x0 Japão
Brasil 1x3 Itália
Brasil 3x0 Rep. Dominicana
Brasil 3x1 Holanda
Brasil 3x0 China
Brasil 3x0 Porto Rico
Brasil 3x0 Taipei
Brasil 3x0 Polônia

EUA -

O EUA é uma grata surpresa nesse Grand Prix. O técnico McCutcheon apostou em novos nomes, como Glass e Hooker, e elas corresponderam. Com a entrada das experientes Logan Tom, Heather Bown e Stacy Sykora o time cresceu no campeonato e ganhou o equilíbrio para buscar o título. Os pontos fortes da seleção americana são o bloqueio e a defesa. É uma equipe alta, mas muito técnica. A grande dúvida é como essas meninas, que até aqui se destacaram, irão se comportar em um momento de decisão. O destaque americano é a jovem levantadora Glass.

Resultados:
EUA 3x1 Rep. Dominicana
EUA 1x3 Alemanha
EUA 1x3 Polônia
EUA 3x1 Itália
EUA 3x0 Tailândia
EUA 3x1 Porto Rico
EUA 3x0 Alemanha
EUA 3x0 Tailândia
EUa 3x1 China

Polônia -

A Polônia fez uma primeira fase muito boa, com apenas duas derrotas, mostrando a força de seu elenco. Mas o jogo com o Brasil não deixou uma impressão muito positiva. Logo, qual será a Polônia que irá jogar a fase final é uma grande incógnita. O saque foi o fundamento que mais rendeu alegria aos poloneses, especialmente com Baranska, mas a recepção deixou a desejar, já que a equipe está com dificuldades para definir sua segunda ponteira. Com uma Skowronska ainda abaixo do que pode render, Anna Baranska foi o grande destaque da equipe na primeira fase.

Resultados:
Polônia 3x1 Alemanha
Polônia 3x0 Rep. Dominicana
Polônia 3x1 EUA
Polônia 3x0 Taipei
Polônia 1x3 Japão
Polônia 3x1 Alemanha
Polônia 3x0 Taipei
Polônia 3xo Porto Rico
Polônia 0x3 Brasil

Japão -

Durante muitos anos o Japão jogou a fase final do Grand Prix apenas por ser sede do evento. Mas esse ano foi diferente. O time se classificou com méritos, conquistando vitórias importantes ao longo das três semanas em que os jogos foram disputados. A equipe defendeu como sempre, mas agora tem a Saori, grande destaque da equipe, para virar as bolas. A dúvida é se elas irão aguentar manter esse padrão jogando em cinco dias consecutivos, já que são claramente mais fracas fisicamente do que as adversárias.

Resultados:
Japão 3x1 Itália
Japão 0x3 Brasil
Japão 3x0 Taipei
Japão 3x1 Alemanha
Japão 3x1 Polônia
Japão 3x0 Taipei
Japão 3x1 Rep. Dominicana
Japão 1x3 Itália
Japão 2x3 Holanda

Itália -

A Itália teve altos e baixos no campeonato. Na maioria dos jogos o técnico Barbolini não pode contar com todas as titulares e optou por variar bastante a equipe de um jogo para outro. Lo Bianco e Gioli só começaram a treinar com o resto do grupo há duas semanas, então ainda não se sabe como o time jogará quando completo. A força da equipe é o aspecto tático, mas como a equipe foi a última a começar os treinamentos, ainda não se encontrou enquanto time, esse pode ser o grande obstáculo da Itália na busca por um título que nunca conquistou. Seu grande destaque no campeonato é a jovem, mas já experiente, oposta Serena Ortolani.

Resultados:
Itália 1x3 Japão
Itália 3x0 Taipei
Itália 3x1 Brasil
Itália 1x3 EUA
Itália 3x0 Porto Rico
Itália 3x1 Tailândia
Itália 3x0 Holanda
Itália 3x1 Japão
Itália 2x3 Rep. Dominicana

China -

A China começou o campeonato com quatro vitórias, mas caiu de rendimento após perder a ponteira Hui lesionada, o que faz com que não chegue a fase final como uma das favoritas. Mas os jogos serão realizados na China e o fator casa pode ser um ponto a favor. A força da China vem sendo as bolas rápidas com as centrais, mas precisa diminuir o número de erros se quiser ganhar uma medalha neste Grand Prix. O destaque da equipe é a melhor atacante do campeonato, a meio de rede Ma.

Resultados:
China 3x0 Porto Rico
China 3x0 Tailândia
China 3x1 Holanda
China 3x0 Holanda
China 2x3 Rep. Dominicana
China 0x3 Brasil
China 3x1 Tailândia
China 3x0 Alemanha
China 1x3 EUA

4 comentários:

  1. Acredito que Brasil , EUA e Itália são os favoritos ao título do Grand prix desse ano
    Achei o jogo da Polônia muito fraco e o Japão dependente demais da Saori e das jogadas da Takeshita
    Já a China tá perdida nesse campeonato

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que Itália ou EUA seram campeõs.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que vai dar Brasil,Itália e EUA 2° e 3° lugares.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.