sábado, 28 de agosto de 2010

Grand Prix 2011 - Confirmado 16 seleções e Brasil ganha Wild Card


O conselho da Federação Internacional se reuniu hoje em Ningbo na China, com a presença do presidente da FIVB, senhor Jizhong Wei e também o presidente do conselho do Grand Prix, senhor Masao Tachiki. Os membros do conselho entraram em acordo sobre a reforma para a próxima edição do torneio, que irá contar com 16 seleções e não mais somente 12. A recomendação irá ainda passar pela administração da FIVB em um encontro em Roma dia 7 de setembro para aprovação final. Mas a aprovação já é dada como certa.

O presidente da Federação, senhor Jizhong Wei comentou: "Queremos aumentar o número de times participantes do World Grand Prix porque há mais e mais seleções fortes no mundo. Queremos proporcionar maiores oportunidades para os times jogarem no voleibol de alto nível."

As regras continuam as mesmas, serão 4 grupos por semana com 4 seleções. Na fase final, com o maior número de participantes, aumentará também o número de classificados, serão 8 seleções que poderão jogar a Fase Final.

Com o maior número de vagas, a FIVB teve que redistribuir as vagas no classificatórios continentais. Serão 5 vagas para a Europa (a princípio seriam 6, mas como a FIVB optou por dar um wild Card ao Brasil, diminuíram a 5), 3 a NORCECA, 2 a América do Sul, 4 equipes da Ásia e pela primeira vez será disputado um playoff entre o quinto colocado do Campeonato Asiático e as equipes Africanas pela busca de uma vaga.

Com a decisão, algumas seleções já estão classificadas, são elas:
Europa - Polônia (Wild Card), Sérvia (Liga Européia), 3 vagas virão do Qualificatório disputado em Cagliari (Itália, Rússia, Holanda, Alemanha, Turquia, Bulgária)
NORCECA - EUA, República Dominicana, Cuba (Copa Pan-Americana)
América do Sul - Peru e Argentina (Copa Pan-Americana)
Ásia - China (Wild Card), Japão (Wild Card), 2 vagas serão disputadas da Copa Asiática
Playoff - 5º Asiático + Seleções Africanas disputam um playoff em busca de uma vaga
*Brasil (Wild Card)

* a classificação do Brasil é um caso a parte, já que as demais seleções classificadas pelo convite, retiraram uma das vagas do seu continente. No caso do Brasil ele está indo por fora da classificação continental. É provável que em 2012, se o regulamento se manter, e o Brasil conseguir a classificação continental (1 das duas vagas sulamericanas), a Europa ganhe mais uma vaga no Grand Prix, passando a ter 6 representantes.

fonte: fivb.com

10 comentários:

  1. Boa intenção em aumentar o numero de participantes,mas é de certo o nível cair.

    ResponderExcluir
  2. Acho errado isso de dar vaga pro Brasl já que foi erro da confederação em levar uma seleção juvenil pra Copa Pan Americana

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, achei exagero as 4 (talvez 5 com o playoff) vagas apra a Ásia. Acho q os europeus utilizariam melhor essa vaga.

    A verdade é que eles como continente apresentam um maior número de seleções fazendo um bom trabalho, e acho q deveriam ser recompensados por isso.

    Eu entendo que o Brasil tenha um peso, e por isso tenham ganhando o Wild Card (apesar que de certo ponto eu concordo com vc tbm Diego), mas achei injusto sacrificarem uma vaga da Europa por isso.

    O Võlei tem que dar chances a seleções pequenas tbm? sim, é verdade, mas qual a justiça de deixar de fora países q trabalham duro apra fazer um bom trabalho, como Alemanha, Turquia, Bulgaria, e tantos outros europeus, apra outros que não fazem nada para melhorar? Por agora, acho q a Europa devia ter mais vagas, dps outras seleções crescendo que se mudasse o formato.

    Acho q o ideal seria:

    7 vagas pra Europa
    2 América do Sul (com o Brasil se classificando de preferencia apra as proximas edições)
    3 NORCECA
    3 ÁSIA
    1 vinda de um playoff entre o 4º colocado Asiatico (provavel que Coréia ou Tailandia) e os Africanos

    Acho q dessa forma o Grand Prix seria mais justo e de melhor nível.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, nao sei se leram as ultimas noticias, mas o Brasil teve um tratamento horrivel na Copa Pan 2009 em Miami e por isso boicotaram a competicao enviando a Selecao Juvenil. Declaracao do Ary Graca, presidente da CBV e Vice da FIVB.

    Alem disso, profissional e financeiramente falando, eh extremamente necessario ter a equipe numero 1 do ranking mundial participando de sua mais comercial competicao anual. Donas do blog, se puderem, opinem p favor.

    PS: desculpem a falta de acentuacao.

    Abraco

    Raphael

    ResponderExcluir
  5. Joana, gosto de volei europeu tb, mas 7 vagas pra Europa eh demais. Temos que analisar se os parceiros comerciais europeus estao interessados em patrocinar o evento tb. Pessoal, sei que somos todos torcedores, mas as competicoes sao patrocinadas e nesse ponto os asiaticos estao sempre apoiando eventos entre selecoes (tb nao gosto de tantos asiaticos).

    ResponderExcluir
  6. Sim Raphael, existe interesse político, mas será msm que não haveria espaço na Europa, países como a Polônia, por exemplo investem muito no volei, a Turquia, seria uma boa patrocinadora, talvez a FIVB só não esteja atenta a isso. A Coréia por outro lado se retirou por problemas financeiros....então falando a verdade msm, somente Japão e CHina realmente são grnades patrocinadores, os demais países asiáticos não, até pelas condições financeiras deles.

    Até onde vale a pena sacrificar o bom voleibol por isso tbm?

    eu posso te nomear: Rússia, Itália, Holanda, Alemanha, Polônia, Sérvia, Turquia, Croácia, Bulgária, República Tcheca, Azerbaijão....todos eles são melhores que Taiwan.

    A Europa é neste momento um continente com mts boas seleções, então as 7 vagas, não acho exagero...está dentro das proporções. A América do Sul tem o Brasil somente bom, e tem 2 vagas, a NORCECA 3 bons, 3 vagas, então pq a Europa não ter 7, se eles tem pelo menos 10 boas equipes? Acho que eles estão fazendo um bom trabalho, eles desenvolvem o esporte, e td mais, acho justo q sejam recompensados. Seria quase uma premiação da FIVB, seria um estimulo para que demais confederações se empenhassem em crescer.
    Com o tempo, outros países crescendo, sejam eles Asiáticos, Africanos, não sei, Canadá, Argentina....e assim em diante, se eles irem aos poucos melhorando , aí sim, concordo q 7 vagas para a Europa seria exagero, e assim a formula poderia ser repensada e mudada. Mas neste momento, acho q seria a medida certa para termos um GRand Prix disputado, com boas seleções, e ainda sim investimento. Vc não acha que se a gnt pudesse ter aqui no Brasil um grupo com pelo menos 2, ou até mesmo 3 seleções de destaque internacional, não teria mais publico, e a CBV investiria mais?

    é realmente uma análise complexa..onde deve se pesar os fatos e as consequencias....mas a verdade é que as regras já estão aí, e existe muita política no meio.

    Mas pare para imaginar, um Grand Prix neste nível:

    Brasil, Peru
    EUA, Cuba, Rep. Dominicana
    Rússia, Itália, Holanda, Alemanha, Polônia, Sérvia e Turquia
    Japão, China, Coréia e TAilândia (ou Argélia, Quênia)

    não seria melhor? Faz muita diferença no bolço da FIVB realmente serem 4 e não 5 asiaticos? Acho q não, mas na qualidade do volei faz muita diferença ser um time a mais da Europa.

    MAs é minha visão somente. Claramente a FIVB não pensa igual..rs

    ResponderExcluir
  7. Joana,

    gostei de suas colocacoes acima. Penso um pouquinho diferente mas seu ponto de vista eh adimiravel.

    Em relacao ao formato de disputa...nao acha que seria mais interessante se o fosse similar a Liga Mundial?? Sempre pensei nessa hipotese.

    Abraco

    Raphael

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente...

    acho q seria bem legal sim se o GRand Prix fosse no formato da Liga Mundial!!! Eu penso como vc. Na verdade nunca entendi torneios de mesmo valor organizados pela mesma federação terem regras diferentes!!!:S

    Sem falar que a Liga é muito mais justa no sentido de classificação para a fase final. Ok, as vezes um ou outro grupo fica muito forte, o que acaba deixando algumas boas seleções de fora da Fase Final, mas a vantagem de ter um wild card tbm, para poder classificar tais possíveis seleções. MAs pelo menos dentro de cada grupo a classificação é justa, já que as equipes enfretam umas as outras. No Grand Prix os adversários são aleatórios...então uma seleção pode pegar durante três semanas um adversário mais fácil, enquanto que outra só adversários difíceis, e isso com certeza pode influenciar na classificação final muito mais do que na Liga (e vale lembrar que o GP soma pontos para classificar para as Olimpiadas, então nesse sentido se classificar para a Fase Final para determinadas equipes se torna extremamente importante).

    Outro ponto que prefiro na Liga, é o fato das equipes, todas, jogarem em casa alguns jgs. Como é bom para a promoção do esporte, a seleção poder jogar na sua própria casa, o público poder fazer parte, e ir assistir. Uma vez eu li uma entrevista da meio de rede croata Poljak, onde ela falava q ela tinha começado a jogar após ter assistido a uma Fase Final de Champions LEague na cidade dela, desde então eu tenho essa idéia, de que sim, mais locais podiam acompanhar o Grand Prix, e não as mesmas cidades todo o ano. Já da para perceber até um desgaste da própria população asiática, que não enche mais os ginásios em todos os jogos. Enfim, acho q é válido as equipes jogarem em casa e fora..

    Assim considerando isso tudo, eu preferiria sim que o Grand Prix fosse jogado na fórmula da Liga Mundial.Acho q seria pelo menos válido tentar...e ver como seria.

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Joana,

    Concordo com tudo q vc escreveu sobre o Grand Prix, mas sem querer corrigila, na Liga Mundial não existe mais wild card, classificam-se para a fase fina o país sede, os quatro primeiros colocados de cada grupo e o melhor 2º colocado entre todos os grupos! Essa regra já está em vigor desde 2009 pq em 2008 Itália e Bulgária recusaram o convite e Japão aceitou mas jogou a fase final somente com 9 jogadores e apenas 3 titulares !

    ResponderExcluir
  10. É verdade jnacad,obrigada por me corrigir (não há nenhum problema) ;)

    Pensando assim, então talvez sim possa algum grupo acabar sendo injusto com algum time se pegar somente adversários difíceis, mas talvez ainda assim seja mais justo que a fórmula do grand Prix.
    DE qualquer forma eu acho que podia ser algo pelo menos tentado...fazer no feminino algo semelhante ao masculino, e dps se der errado e não funcionar, eles podiam pensar em algo diferente, ou voltar a velha forma do GRand prix, mas acho que seria uma tentativa válida. ;)

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.