terça-feira, 10 de agosto de 2010

Reprezentacja.net - Entrevista com Skowronska, cont.




Você sempre disse que a oportunidade de ir jogar na Itália é uma chance de jogar com as melhores jogadoras e desenvolver seu jogo. Você acha que existem jovens talentosas entre as polonesas que tem habilidade e a chance de uma carreira internacional?
KS: Fui embora a 5 anos atrás e não me arrependo, deixei a Itália com algum sucesso, memórias inesquecíveis, mas também coloquei muito trabalho para conseguir estar onde estou agora, valeu a pena. Eu recomendo a todas as meninas polonesas a sair e tentar novas coisas, é uma atmosfera diferente, pessoas diferentes, diferente estilo de trabalho. Eu sei que algumas meninas tem propostas de ligas extrangeiras e elas podem sempre vir a mim me pedir conselhos, saber minha opinião e saber qual foi minha experiência.

Das suas companheiras em Pesaro, de qual era a mais próxima?
KS: Eu tive vários amigos próximos em Pesaro. Tive uma boa relação com todos eles, mas a mais próxima é Elke Wijnhoven. Desde o início nos entendemos bem, sabíamos que seria uma boa amizade, temos um bom senso de humo, entendemos nossas brincadeiras, também nossos maridos gostam um do outro, são amigos.

Você é considerada uma das jogadoras mais bonitas do mundo. Você sente que as vezes as pessoas julgam a sua beleza com mais frequência que suas habilidades voleibolísticas?
KS: Para falar a verdade é sempre bom ouvir todos esses elogios, no entanto eu não concordo. É bom ouvir após as partidas etc...Mas eu trabalhei muito duro para mudar isso e para que as pessoas apreciem minhas habilidades no voleibol mais que minha aparência física. E eu consegui.

Se não o voleibol, então...?
KS: Boa pergunta...se não o voleibol então eu daria o jeito fazendo outra coisa diferente, mas agora sou jogadora de voleibol, então eu não sei (risos).

Se você tivesse que comparar Niemczyk, Bonitta e Matlak, quais as semelhanças e as diferenças entre os três, com quem você trabalha melhor?
KS: É uma boa pergunta, mas para responder teria que falar por um longo tempo, Niemczyk, Bonitta e Matlak são todos diferentes. Eles tem jeitos diferentes e estilos de treinar diferentes. Vou falar rapidamente, que são todos bons treinadores e aí está a semelhança. Um bom treinador precisa ter mão firme uma hora e precisa saber o que ele pode fazer e o que não pode com cada jogadora diferente, com qual ele precisa gritar e com qual ele precisa afagar. Consierando isso, Niemczyk era o melhor, do ponto de vista psicológico ele conhecia como poucos. O Bonitta adicionou o estilo de treinamento italiano, com boa tática. E sobre o Matlak, após essa temporada eu digo a você como ele é, porque eu não sei que tipo de treinador ele é porque nunca trabalhei com ele antes. No entanto já ouvi muitas coisas positivas sobre ele.

Do que você mais sentia falta quando estava na Itália?
KS: Eu diria amigos e família que tenho na Polônia, e também alguns elementos da cozinha plonesa como picles, repolho, bigos (é uma comida polonesa, repolho com carne), nossos pratos tradicionais que não existem na Itália. Mas não misturem comida com pessoas, eu diria que o que sinto mais falta é dos meus amigos e família. (sorriso)

Quem tem o melhor senso de humor, vocês fazem brincadeiras durante o tempo com a seleção?
KS: duh! Para falar a verdade, tem muitas de nós aqui, muitas meninas, e vamos encarar, sou uma das mais velhas aqui (risos), tem muitas meninas com ótimo senso de humor e é difícil escolher uma. Mas todos os dias fazemos brincadeiras, o mais importante é entendermos nossas brincadeiras. Eu quero dizer...bem, espero que ela não fique chateada comigo por falar isso, mas tem uma das meninas que tem talento! é Berenika Tomsia (Okuniewska). Tudo que ela faz me faz colocar um sorriso no rosto durante os treinos, mesmo quando ela faz algo errado você não consegue falar nada, porque ela é muito fofa no que ela está fazendo. eu não tenho palavras apra descrever. As brincadeiras dela me fazem rir e eu espero que ela não se importe de ter revelado isso, mas é algo muito positivo.

No voleibol o que eu menos gosto é de?
KS: Perder!

Quanto e porque você largou seu saque viagem?
KS: Acho que há umas duas temporadas eu não saco viagem. A razão é que os treinadores com quem trabalhei queriam aliviar a minha carga. Nem sempre você tem a força suficiente para atacar tanto e ainda realizar o saque viagem. Mas também eles gostaram do meu saque flutuante que teve sucesso também do ponto de vista tático.

Você tem algum ginásio em particular na Polônia ou no mundo que você goste mais e tenha um sentimento com relação a ele?
KS: Eu diria que é aquele ginásio que tem uma boa superfície. Pode ter um ar condicionado, o mais importante é necessário ter superfície macia, eu não tenho o meu favorito. cada hora eu jogo em um lugar diferente, viajamos pelo mundo todo e as vezes esquecemos de alguns lugares no qual já estivemos, por isso não posso escolher um especificamente.



Do que você menos gostava da Série A? Qual foi a maior dificuldade no seu dia a dia, nos treinamentos, etc?
KS: No início, o maior problema no dia a dia foi me acostumar com as paradas no meio do dia, porque na Itália todas as lojas fecham entre 12:30 e 15:30. Mas durante esse período eu tinha o tempo livre dos treinamentos e eu queria fazer algo, fazer compras e não podia. Também quando eu queria enviar algo pelo correio não podia porque os correios estavam fechados. a língua e a comida não foram um grande problema, porque eu gosto da comida italiana e estava antenada com o italiano. Quanto ao voleibol, minha maior dificuldade foi na defesa, mas agora é diferente, trabalhei duro para mudar isso.

Sabemos que a maioria das meninas no centro de treinamento da seleção são jovens e serão o futuro da seleção polonesa. qual é a sua relação com essas meninas e com quem você tem a melhor relação, e qual é a atmosfera de uma forma geral?
KS: Mais ou menos conheço todo mundo. Já as vi em quadra ou no SMS (School of sport's Mastering) ou na seleção antes. Tem umas meninas que eu nunca vi, mas não são muitas, então aprendi os nomes delas rápido. Tenho as melhores relações com as meninas que conheço a um longo período, mas não temos nada a perder, temos muito tempo para conhecermos umas as outras. A atmosfera é ótima e a razão para isso é que temos muito sangue novo no time e todas são ambiciosas e estão prontas para trabalhar.

Você provavelmente sabe que se vocês não ganharem a Champions League com o Fenerbahçe metade do time será demitido, assim como aconteceu esse ano. Você acha que os presidentes do clube estão esperando demais em um pequeno período de tempo? Vocês precisam estar bem juntas.
KS: Existe uma razão para estarmos indo para este clube. Os objetivos são claros. Em Pesaro o objetivo era vencer a Champions, não conseguimos fazer isso e ninguém me despediu. De qualquer forma eu acho que as jogadoras do ano passado não foram demitidas, mas sim que o clube quis jogadoras mais fortes e por isso assinou com novas atletas.

Você se recorda dos pontos negativos, ou você tenta esquece-los o mais rápido possível?
KS: Eu tive um treinador que sempre ficava gritando comigo para não me lembrar dos pontos ruins e seguir em frente. Obrigada. ele sabe que eu falo sobre ele. As vezes nós congelamos por uma segundo, mas trabalho nisso sempre para me focar no ponto seguinte.

Na internet existem diferentes fontes sobre a sua altura, qual é a sua altura exata?
KS: Nessa manhã (Risos) eu tinha 189 cm.

Porque muitas jogadoras e jogadores colocam esparadrapo nos dedos?
KS: Bem, tem vários motivos. Às vezes, quando somos atingidos pela bola um ou dois dedos torcem, e temos que endurecer eles colocando esparadrapo, e se você não colocar o dedo dói e não nos permite passar a bola. Às vezes, nós meninas colocamos (risos), mas não é apra decoração, é para passarmos a bola melhor.

Você e Anna Baranska foram duas que mais criticaram o Bonitta. Por favor, fale, o que foi que ele fez de errado, porque ele não foi profissional, o que ele fez para "destruir" a seleção e sua atmosfera?
KS: Eu mais critiquei??? Não sei,eu não sei, mas se sim eu digo porque. O problema foi...Bonitta é um excelente treinador tecnicamente e taticamente falando, ele tem muita experiência, mas ele é uma pessoa difícil, tem personalidade difícil, era difícil conversar com ele. Ele não é "flexível" e esse foi provavelmente o problema na relação com as jogadoras. Bonitta não "destruiu" a seleção e sua atmosfera, mas era difícil se comunicar com ele em algumas situações e isso não ajudou na relação do dia a dia.

Qual período da sua carreira foi a melhor para você, no Scavolini Pesaro ou no Asystel Novara?
KS: Acho que todo período na carreira é importante, mas acho que em Pesaro foi melhor. Talvez porque eu já conhecesse a língua. Tive algum sucesso em Pesaro, sabia o que eu queria. Também porque tinha uma atmosfera fantástica no time. Essas foram as principais razões.

fonte: reprezentacja.net, tradução Mateo (inside-volley.com)

Um comentário:

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.