quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Grand Prix 2010 - Fase Final: BRA x JPN


Brasil 2x3 Japão (25-13, 23-25, 25-18, 22-25, 13-15) - Estatísticas

Os dois times haviam se enfrentado na primeira fase e o Brasil venceu sem maiores dificuldades. Depois do primeiro set parecia que a história iria se repetir. A seleção brasileira começou o jogo com muita intensidade, com o passe na mão a levantadora Fabíola pode distribuir bem o jogo e as atacantes conseguiam confirmar os pontos, principalmente Jaqueline. O Japão estava acuado e o Brasil fechou o set sem dificuldade.
A partida parecia estar encaminhada, mas o Japão voltou melhor para o segundo set. Por sua vez, o Brasil perdeu um pouco a agressividade e deixou a equipe japonesa fazer o seu jogo. Vulnerável na recepção, a seleção brasileira não virava mais com a facilidade do set anterior. A defesa da seleção asiática parecia mais intransponível a cada ponto e elas tinham Ebata e Saori, em grande noite, para confirmar os contra-ataques. Aos poucos o Japão foi abrindo uma vantagem. O Brasil esboçou uma reação com o saque de Dani Lins, que entrou bem na inversão, mas não foi suficiente e o jogo estava empatado.
Após o susto no segundo set, a equipe de Zé Roberto voltou mais disposta no terceiro e conseguiu tomar as rédeas da partida novamente, mas o Japão não era mais o do primeiro set, confiante com a atuação na segunda parcial, a equipe asiática dava trabalho ao Brasil, que teve a entrada de Paula e Natália nos lugares de Mari e Sheilla. Nenhuma das duas se destacou muito, mas o time ganhou o set com destaque para Jaqueline e para as centrais, que quando acionadas correspondiam.
No quarto set, Zé manteve as alterações que não conseguiram mudar a postura da equipe em um momento de passividade. Mais uma vez o passe irregular do Brasil facilitou o jogo das japonesas, que não encontravam dificuldade em colocar a bola no chão. Com isso, o Japão rapidamente abriu uma larga vantagem. A seleção brasileira não conseguia encontrar saídas para a armadilha japonesa e parece que seu treinador esqueceu que tinha uma das melhores jogadoras do mundo no banco. A Sheilla não fazia uma partida brilhante, mas tão pouco fez a Natália quando a substituiu. Na situação em que o time se encontrava no set chega a ser surpreendente que se tenha aberto mão de uma jogadora talentosa e inteligente, que teve a chance de ver a partida de fora, para ao menos fazer uma tentativa. O mesmo vale para a Dani Lins, não que a Fabíola estivesse mal, mas experimentar algo novo era válido. O Brasil ainda tentou, baseado em seu melhor fundamento na partida, o bloqueio, uma reação, mas não dava mais tempo.
No quinto set podia se esperar que o Brasil voltasse com a intensidade com que começou o jogo, mas talvez os erros na recepção logo nos primeiros pontos tenham tirado a confiança que o time precisava para vencer. Do outro lado um Japão impecável. Em um tie-break equilibrado, disputado ponto a ponto, as japonesas ganharam o jogo pelos próprios méritos e saem confiantes para as próximas batalhas, a primeira amanhã contra as donas da casa. Já o Brasil terá que se recuperar rápido para o confronto com a Polônia, adversária que venceu sem maiores dificuldades no domingo.


Estatísticas:

Maiores Pontuadoras -
BRA: Jaqueline 27 pontos
JPN: Yukiko Ebata 26 pontos, Saori Kimura 23 pontos

Ataque -
BRA: Jaqueline 55,56%, Mari 30, 77%
JPN: Yukiko Ebata 47,06%, Saori Kimura 38,78%, Yamaguchi Mai 37,50%

Bloqueio -
BRA: Thaísa - 5 bloqueios
JPN: Saori Kimura - 3 bloqueios

Saque -
BRA: Thaísa - 3 aces
JPN: Kaori Inoue - 2 aces

Defesa -
BRA: Fabi 2.00 (10 defesas)
JPN: Yuko Sano 1.40 (7 defesas), Yukiko Ebata 1.20 (6 defesas)

Levantamento -
BRA: Fabíola 11.60
JPN: Yoshie Takeshita 12.00

Recepção -
BRA: Fabi 71,43%, Jaqueline 35,71%
JPN: Soari Kimura 50,00%, Yuko Sano 47,82%


Comentários:

Araki (capitã do Japão) - "Nós nunca vencemos o Brasil antes, então todas nós estamos muito felizes com a vitória de hoje. Eu espero que a gente possa continuar com essa boa forma para as próximas partidas."
Masayoshi Manabe (téc. Japão) - "Essa é uma grande partida para o Japão. Nós jogamos muito bem, principalmente na defesa."
Fabiana (capitã do Brasil) - "Nós tivemos um bom início de partida. A equipe japonesa teve realmente um ritmo muito rápido, muito bom controle."
Zé Roberto (téc. Brasil) - "Parabéns a equipe japonesa pelo bom jogo apresentado. O primeiro set não foi surpresa para a gente. Foi sempre assim antes. Mas elas nunca desistiram. Nós não jogamos nosso jogo normal hoje, e nós tivemos muitos altos e baixos. O Japão se aproveitou desta situação, e assim venceram a gente."


fonte: fivb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.