sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Grand Prix 2010 - Fase Final: JPN x ITA


Japão 3x2 Itália (23-25, 25-14, 26-28, 25-20, 17-15) - Estatísticas

As duas equipes vieram machucadas do dia anterior, mas desde o início as feridas italianas pareciam estar doendo mais. O time não conseguia mudar o que havia dado errado na partida contra os EUA, enquanto o Japão não parecia aquele que perdeu para a China.
O jogo começou e, ainda que não como contra o Brasil, a equipe japonesa jogava bem, com bastante volume, já a Itália seguia com muita dificuldade para atacar. A levantadora Lo Bianco, que é sem dúvida uma das melhores do mundo, não está bem e o time é o reflexo de sua capitã. A jogadora, que começou a treinar a menos de um mês após uma cirurgia no pulso, está mal fisicamente, ou pelo menos, ainda não está pronta para aguentar essa maratona. A jogadora não consegue fazer coisas que, quando em forma, faz sem esforço, nem mesmo pular em todas as bolas no bloqueio. O time está sentindo, mas o Japão não tem nada com isso e teve todos os méritos para sair de quadra vitorioso.
Mesmo jogando mal, a Itália conseguiu ganhar o primeiro set. As japonesas erravam demais e Del Core, em grande noite, era a reserva de talento pelo time europeu. No segundo set um banho japonês. A Itália tentava de todas as formas, mas a bola não caía, sempre tinha alguma mão para colocar a bola para cima. O Japão jogou bonito e fechou sem dificuldade.
A terceira parcial foi muito equilibrado. O time italiano cresceu no bloqueio, principalmente após a entrada da levantadora reserva Rondon. A Itália chegou abrir uma pequena vantagem, mas deixou o Japão empatar e o final do set foi emocionante. Era um duelo Saori x Del Core, ambas entre as melhores jogadoras da competição. Vantagem para a européia e a Itália fazia 2 a 1.
O quarto set valia muito para as duas equipes. A vitória era fundamental para poderem continuar sonhando com o título. O equilíbrio permaneceu, mas dessa vez quem se deu melhor foi o Japão. A Itália, novamente com dificuldade para virar as bolas, viu o jogo ir para o tie-break.
O quinto set mostrou bem o que foi o jogo, pelo menos quando se analisa os números. Uma partida igual, onde os erros fizeram a diferença. E foi em um erro do ataque italiano que o Japão fechou a partida e se o título já está distante, ainda é possível pensar em medalha, o que seria um ótimo resultado para esse time japonês as vésperas do Mundial. Para a Itália tenha ficado talvez uma ponta de decepção pelo desempenho na Fase Final, mas o time pagou o preço pelo planejamento que fez ao dar mais férias para as jogadoras. Se terá valido a pena só descobriremos em Novembro. Mas antes disso o time ainda tem jogos a fazer nesse Grand Prix. E que jogo. Amanhã terá pela frente o Brasil, que precisa da vitória, enquanto o Japão jogará contra a Polônia.



Estatísticas:

Maiores Pontuadoras -
JPN: Saori Kimura - 28 pontos
ITA: Serena Ortolani - 23 pontos

Ataque (mínimo de 20 ataques) -
JPN: Saori Kimura 44,07%, Saori Sakoda 38,89%, Mai Yamaguchi 32,14%, Yukiko Ebata 26,92%, Ai Yamamoto 50,00%
ITA: Antonella Del Core 42,86%, Serena Ortolani 33,33%, Simona Gioli 31,43%, Lucia Bosetti 17,39%

Bloqueio -
JPN: Kaori Inoue - 10 bloqueios
ITA: Antonalle Del Core - 5 bloqueios

Saque -
JPN: Kaori Inoue - 2 aces
ITA: Serena Ortolani - 2 aces

Defesa -
JPN: Yuko Sano 2.20 (11 defesas), Yoshie Takeshita 2.00 (10 defesas)
ITA: Enrica Merlo 2.40 (12 defesas)

Levantamento -
JPN: Yoshie Takeshita - 15.40
ITA: Eleonora Lo Bianco - 14.40

Recepção -
JPN: Saori Kimura 60,00%
ITA: Antonella Del Core 89,29%, Francesca Piccinini 53,33%, Enrica Merlo 69,56%

Comentários:

Araki (capitã do Japão) - "A partida de hoje foi muito difícil para nós. Estamos felizes por termos vencido. Jogamos bem na defesa, e a boa defesa foi a chave para a nossa vitória."
Manabe (téc. Japão) - "Estamos muito felizes por vencer a Itália, que tem sido uma potência no voleibol mundial. Depois da derrota de ontem para a China, analisamos nossos pontos fracos e trabalhamos duro para melhorar hoje."
Lo Bianco (capitã da Itália) - "Jogamos bem o primeiro set, mas infelizmente, a partir daí cometemos muitos erros. Precisamos tirar uma lição disso."
Barbolini (téc. Itália) - "O Japão jogou uma boa partida. Perdemos porque cometemos muitos erros. Mas o Japão jogou melhor do que a gente de fato."


fonte: fivb.com

Um comentário:

  1. Como Sheila Del Core jogou muito mais errou no momento crucial do jogo.
    Lo Bianco esta pessima, aquela bola qu ela levantou pra Bosseti foi muito ruim

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.