quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Grand Prix 2010 - Fase Final: EUA x ITA


EUA 3x0 Itália (25-23, 25-20, 25-14) - Estatística

Uma aula de voleibol. Sim, uma aula foi o que os EUA deram na Itália na abertura do segundo dia da fase final. O time americano simplesmente anulou seu adversário taticamente. A seleção italiana entrou com uma estratégia, que logo se mostrou ineficiente, e o time foi incapaz de mudar a postura.
Os times viveram situações bem diferentes ontem. A Itália vinha de uma ótima atuação contra as donas da casa, já as americanas tiveram que lutar muito para virar um jogo em que sacaram e recepcionaram muito mal. Parece que a luta rendeu frutos, pois hoje parecia outro time. O técnico McCutcheon conseguiu fazer com que suas jogadoras entrassem em quadra agressivas e precisas.
O jogo começou com os dois times errando muito, mas essa não foi a tônica da partida. Os EUA já começaram com um saque agressivo, que mesmo quando não gerava erros na recepção italiana induzia a Itália a fazer o jogo que as americanas queriam. A campeã européia jogava com bolas altas e lentas nas pontas e não conseguia superar o sistema defensivo dos EUA, quando passava pelo bloqueio tinha alguém pronto para defender. Comandada por Logan Tom, que teve grande atuação em todos os fundamentos, a seleção americana parecia ser a dona do jogo, embora desse chances à Itália de permanecer no set. A seleção italiana teve a oportunidade de se manter viva no primeiro set, mas mais uma vez parou no forte bloqueio americano. Daí para a frente só fez crescer o domínio dos EUA.
O jogo parecia estar exatamente do jeito que McCutcheon queria. A Itália não conseguia encontrar uma saída para escapar da armadilha americana: Lo Bianco não mudou o ritmo do time, as atacantes seguiam enfrentando o bloqueio e o Barbolini perdeu uma grande chance de mostrar que confia nas meninas que usou na vitória contra o Brasil dando uma nova oportunidade à elas. Os EUA, no entanto, seguiram perfeitos, disciplinados taticamente não permitiram qualquer reação ao time italiano.
Venceu com méritos, dominou o jogo, conseguiu impor suas características mais fortes sobre o adversário. O time bloqueava, defendia e a força de Hooker e Akinradewo na virada de bola imobilizava a Itália, que apática, não conseguia reagir. Se o time italiano pode tirar algo de bom desse jogo foi a atuação de sua líbero, Enrica Merlo. A menos experiente em quadra foi a única que conseguiu se destacar, mas parecia jogar sozinha. Pelo lado americano é difícil dizer quem foi a melhor, talvez tenha sido esse o diferencial, os EUA foram melhores como time e seguem muito fortes na disputa do título, já que são a única seleção com duas vitórias. Essa noite jogam contra o Brasil, no jogo que pode ser uma final antecipada. Já a Itália tentará se recuperar contra o Japão e se elas ainda pensam no título é bom se prepararem bem para vencer esse jogo.


Estatísticas:

Maiores Pontuadoras -
EUA: Dentinee Hooker 17 pontos
ITA: Simona Gioli 11 pontos

Ataque (pelo menos 20 ataques) -
EUA: Destinee Hooker 50,00%, Logan Tom 33,33%
ITA: Simona Gioli 45,45%, Antonella Del Core 40,91%, Serena Ortolani 21,43%, Lucia Bosetti 15,00%

Bloqueio -
EUA: Foluke Akinradewo - 7 bloqueios
ITA: Jenny Barazza - 2 bloqueios

Saque -
EUA: Jordan Larson e Logan Tom - 2 aces cada
ITA: Jenny Barazza 1 ace

Defesas -
EUA: Stacy Sykora 2.67 (8 defesas), Jordan Larson 2.33 (7 defesas), Alisha Glass 2.00 (6 defesas)
ITA: Enrica Merlo 4.00 (12 defesas), Eleonora Lo Bianco 2.33 (7 defesas), Antonella Del Core 2.00 (6 defesas)

Levantamento -
EUA: Alisha Glass - 19.67
ITA: Eleonota Lo Bianco - 18.67

Recepção -
EUA: Logan Tom 91,30%, Jordan Larson 63,64%
ITA: Enrica Merlo 68,18%, Antonella Del Core 63,16%

Comentários:

Lo Bianco (capitã da Itália) - "Parabéns a equipe dos EUA. Jogaram uma ótima partida e nós não jogamos muito bem. Nós não jogamos nosso estilo de jogo normal. Cometemos muitos erros, então fica impossível vencer."
Massimo Barbolini (téc. Itália) - "Elas dominaram toda a partida. Os EUA esteve sempre no topo da partida. hoje aprendemos mais uma lição. é difícil vencer, quando não se joga como equipe. Nós vamos pensar agora o que podemos fazer para a próxima partida contra o Japão. Espero que possamos melhorar com o seguimento do torneio e eu tenho certeza que possamos fazer."
Tamas (capitã dos EUA) - "Nós jogamos uma partida muito melhor hoje do que ontem. Nosso saque e bloqueio estão melhores. Eu espero que a gente seja um time melhor amanhã contra o Brasil. Nós estamos muito felizes com nossa melhora de hoje."
Hugh McCutcheon (téc. dos EUA) - "Como eu disse ontem, nosso objetivo é melhorar. Ontem nós tivemos sorte de vencer. Hoje nós viemos e controlamos a equipe desde o início. Estamos muito felizes de ter vencido. Estamos na expectativa para jogo amanhã contra o Brasil."


fonte: fivb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.