sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Campeonato Russo 2010/2011

Amanhã começa um dos mais fortes torneios de clubes do mundo, é o campeonato russo de voleibol, temporada 2010/2011. A competição, que contará com a participação de 12 equipes, adotará pela primeira vez a pontuação separada para vitórias por 3x0 ou 3x1 (o vencedor soma 3 pontos), e a vitória por 3x2 (o vencedor soma 2 pontos e o perdedor 1). Das 12 equipes, 8 se classificarão aos play-offs, que será disputado em quartas de final, semifinais e final. As equipes colocadas entre a 9ª e a 12ª posição após a fase regular (turno e returno), jogam o play-out, as quatro equipes jogam todas contra todas, e as duas últimas são rebaixadas. Se temporada passada a disputa já foi bastante intensa, essa promete ser ainda mais.

O Odintsovo foi o campeão da última temporada,
quem será o dessa?

Times:
Zarechie Odintsovo
Dinamo Moscou
Dinamo Krasnodar
Uralochka-NTMK
Omichka Osmk
Dinamo Kazan
Avtodor-Metar Chelyabinsk
Dinamo-Yantar Kaliningrad
Samorodok Khabarovsk
Leningradka St. Petersburg
Proton Balakovo
Fakel "Torch" New Urengoy

Ao todo, 3 equipes são as favoritas ao título desta temporada. O atual campeão, o Zarechie Odintsovo, tentará repetir o feito da última temporada, mas não será fácil. O time perdeu nomes importantes, como a brasileira Paula, e principalmente a maior revelação do voleibol do país, Tatiana Kosheleva. O time também perdeu a líbero Kryuchkova, que foi para o Dinamo Moscou. Mas a equipe continua forte, manteve a central brasileira Walewska e a levantadora Maria Zhadan, e se reforçou com a contratação de Naumova e Makarova, dois novos nomes do voleibol russo que se destacaram muito na última temporada, além da oposta alemã Margareta Kozuch, maior contratação da equipe esta temporada.


A jovem alemã Kozuch é a aposta do Odintsovo
para tentar o bi

O vice colocado Dinamo Moscou vem mais forte que nunca. Uma das mais tradicionais equipes do voleibol mundial não poupou esforços essa temporada para tentar reconquistar o título nacional, e também o título da Champions League. O time é uma coleção de estrelas, manteve a boa base da última temporada, com a levantadora do Azerbaijão Parkhomenko, a jovem Goncharova, as ponteiras Godina e Makhno, e as centrais Maria Perepelkina e a italiana Simona Gioli, e trouxe a central Yulia Merkulova, que estava no Dinamo Krasnodar e a líbero Svetlana Kryuchkova, ex Zarechie. Mas a estrela que todos aguardam para ver é Carolina Costagrande, depois de anos de sucesso em Pesaro, a jogadora tenta nova experiência fora da Itália, e é o grande nome do Dinamo esta temporada.

Carolina Costagrande é a grande contratação
do ano pelo Dinamo Moscou

O Dinamo Kazan é outro que brigará pelo título, e muito provavelmente é, junto ao Dinamo Moscou, o grande favorito a chegar a final. A equipe, que temporada passada não foi muito bem, investiu muito forte e mudou praticamente todo elenco. Terá nada mais nada menos que 5 campeãs mundiais, a levantadora Vera Ulyakina (que já fazia parte do time), a líbero Kabeshova, a ponteira Kosheleva, melhor atacante do último Mundial, e as repatriadas Borodakova e Gamova, que estavam na Turquia. Além delas, a equipe conta com a americana Jordan Larson, a tailandesa Onuma Sittirak, e a central Regina Moroz, mostrando a força do elenco de Kazan.

Kosheleva, Gamova e Borodakova são os reforços
de peso do Dinamo Kazan

Correm por fora ainda o Dinamo Krasnodar, maior surpresa da temporada passada, acabou perdendo muito nomes para as equipes mais fortes, mas apostou na contratação da jovem levantadora da seleção Ekaterina Startseva, das centrais Murtazaeva (ex Dinamo-Yantar) e Belikova (ex Omichka), e das estrangeiras, a ponteira brasileira Fofinha, e a americana Cynthia Barboza; o sempre tradicional Uralochka-NTMK, do técnico Karpol, fez uma pré-temporada muito boa, viajando por toda Europa, enfrentou inclusive diversas vezes a seleção polonesa antes do Mundial, o que deu uma base muito forte para a equipe, terá como ponto forte a experiente Evgenia Estes, a búlgara Stramina Filipova e a bielossura Oksana Kovalchuk; e o Omichka Omsk, que terá duas estrangeiras como alicerce da equipe esta temporada, a búlgara Eva Yeneva, que por anos teve sucesso pelo RC Cannes, e a cubana Yayma Ortiz, e conta ainda também com as russas, a levantadora Marina Akulova, a oposta Ludmila Malofeeva, e a líbero Daria Vekshina.

A primeira rodada do torneio é amanhã dia 20, com todos os jogos começando às 18h, horário local. Quem quiser acompanhar toda a tabela pode acessar o link do site volleyservice.ru.

1ª Rodada - 20/11

Zarechie Odintsovo x Fakel "Torch" New Urengoy
Dinamo Moscou x Proton
Uralochka-NTMK x Samorodok
Dinamo Krasnodar x Leningradka
Omichka Omsk x Dinamo-Yantar
Avtodor-Metar x Dinamo Kazan


fonte: volleyservice.ru, volley.ru

6 comentários:

  1. "O time perdeu nomes importantes, como a brasileira Paula"

    ^^^^
    ahahhahahaha
    Pankov deve ter agradecido,Mônica foi passar férias e dar close na rússia.Não rendeu quase nada.

    Avtodor-Metar Chelyabinsk é um time da cidade onde a Gamova nasceu??

    ResponderExcluir
  2. É sim Karine. É uma cidade de tradição no voleibol na Rússia. A Startseva tbm é de lá, ela até a última temporada jogava pela Avtodor Metar.

    ResponderExcluir
  3. Paula foi mal no começo mais jogou muito bem o resto do campeonato, as quartas e semis, e jogoum uito bem o 1°, 2° e principalmente o 3° e 4°, foi mal mesmo no 5°

    ResponderExcluir
  4. hahahahahaah
    Jamais,ela estava péssima.
    E na concorrência do campeonato tinha o time dela e o dinamo moscow apenas.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.