domingo, 14 de novembro de 2010

Final Round: Final


Rússia 3x2 Brasil (21-25, 25-17, 20-25, 25-14, 15-11) - Estatísticas

Brasil e Rússia foram os melhores times do campeonato e chegaram à final invictas. Mas só um poderia sair de quadra campeão. As duas seleções se preparam para esse momento e agora eram 12 jogadoras de cada lado para decidir quem levaria o ouro. Era natural que a tensão tomasse conta do jogo, que foi muito equilibrado, ainda que os times não tenham conseguido jogar o seu melhor ao mesmo tempo.
O Brasil ganhava um set e prontamente a Rússia respondia. O Brasil começou muito bem o jogo, abriu logo no placar. A Rússia esboçou uma reação, mas o Brasil fechou e deu um passo para o título. Mas veio o segundo set e a história mudou. Dessa vez foi a Rússia quem comandou o marcador. Quando parecia que o jogo tinha tomado outro caminho, o Brasil retomou as rédeas e mais uma vez ficou em vantagem.
Veio o quarto o set e talvez ali o Brasil tenha cometido seu primeiro grande erro. Era o set decisivo para a Rússia, que tinha que vencer ou vencer, mas poderia ser também para o Brasil. Uma vitória ali botava fim no campeonato. A Rússia foi muito competente, aplicada, passou a tocar em todas as bolas brasileiras e não precisou se desgastar nem física nem mentalmente para levar a decisão ao tie-break.
Nada mais justo para decidir um campeonato onde os dois times tiveram campanhas tão parecidas. O quinto set chegou e tudo que foi feito antes não importava mais. Eram 15 pontos para descobrir quem seria o campeão do Mundo. Apesar da derrota no set anterior, o Brasil começou muito bem e teve chance de abrir 8-5. Mas a Rússia tem dois patrimônios do voleibol, que na hora em que o time mais precisou, se fizeram presente. Sokolova e Gamova foram impecáveis. A segunda com 35 pontos, com direito à uma cravada inacreditável, pela execução e pelo momento. O esporte proporciona muitas alegrias, mas também traz momentos de pressão, com requintes de crueldade. A Rússia saiu vencedora. Como há quatro anos venceram o Brasil na final. Como há quatro anos, os dois times merecem todos os elogios. A Rússia é a campeã mundial porque foi o time mais competente do campeonato. Jogou muito bem contra todos os adversários. Na final, suas estrelas fizeram a diferença. O time foi melhor que o Brasil em praticamente todos os fundamentos. É difícil falar em merecimento em um momento como esse. O Brasil não tem que pedir desculpa. A tristeza é normal e deve ser sentida, pois foram meses trabalhando. Mas temos que lembrar que a Rússia também trabalhou muito. Não chegou a mais um título por sorte ou acaso. Alias, nem tem um time nesse Mundial que não tenha trabalhado muito, cada um dentro de suas limitações, mas todos dedicam grande parte da vida para se preparar para campeonatos como esse. Quantos times, quantas jogadoras merecem ser campeãs mundiais ou olímpicas?? Muitos, muitas. Mas o título só pode ficar com um. E isso não torna os outros menos merecedores, não invalida todo o processo. Eram 32 times, estar entre os melhores tem que ser motivo de orgulho. Poder ir ao Japão disputar o Mundial é um motivo de orgulho. A Rússia foi a mais competente na hora em que deveria ser. Por isso é campeã Mundial. Parabéns às russas, parabéns a todos que participaram desse Mundial! Muito bom passar esses dias vendo tantas estrelas pelas quadras, muito bem representadas hoje pelo talento de Ekaterina Gamova, merecidamente MVP (o que já poderia ter acontecido também em 2006). Parabéns ao voleibol. Daqui a quatro anos tem mais. Ainda bem, porque já estamos com saudade.

fonte: fivb.com

5 comentários:

  1. Parabens as meninas do Brasil por essa grande conquista!!!Conquitar uma medalha de prata num campeonato tão disputado como foi esse é para poucos. Atropelou seleções que chegaram completas pra esse mundial. Ficaram atraz apenas da melhor equipe em termos individual. Parabens a Russia tambem por vencer as atuais campeãs olimpicas e numero um do mundo!!!

    ResponderExcluir
  2. obrigado irmas melo por ter oferecido tanta boas informaçoes ja estou com saudades o que mi conforta eh que meu time as atuais campeas continuam sendo as atuais e isso me deixa tao feliz que mata saudade srsrs!!!

    muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. :)
    vlw Lerik, Se vc é torcedor da Russia, entao parabéns por hj, primeiramente.
    O Mundial chegou ao fim, mas ainda tem mt coisa por vir, agora começam as ligas por toda Europa e no Japao, tem Champions League, ano que vem é ano de Europeu novamente!Pode continuar ligado no blog! ;) Vem mt coisa por aí! :)

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, parabéns para vcs, Mariana e Joana, pela excelente cobertura e resumo dos jogos deste histórico Mundial, em que até recorde de pontos e tempo foram batidos. É duro passar a madrugada assitindo todos os jogos, mas, em compensação o nível foi tão bom que esse "fardo", eu tenho certeza, acabou sendo prazeroso. Houve algumas surpresas positivas, outras negativas, mas a verdade é que este foi um dos Mundiais mais disputados da história. E novamente as duas melhores equipes se cruzaram na final. Mais uma vez, tivemos a chance de ver um verdadeiro espetáculo em quadra. As meninas do Brasil estão de parabéns, lutaram muito, não entregaram o jogo, nem esta decisão, nem a semifinal duríssima contra as donas da casa, nem momento algum. Devem voltar de cabeça erguida. Estou extremamente orgulhoso delas, apesar do título não ter vindo. E realmente a estrela chamada Ekaterina Gamova brilhou de forma imponente hj. Não deu chances. E aquela cravada na diagonal por cima do bloqueio duplo no finzinho do tie-break foi só para coroar a sua atuação incrível neste Mundial. Merecidamente a MVP. Não existe bloqueio duplo, nem triplo, nem bola ruim para ela. Põe no chão todas. Mas mesmo assim, queria perguntar algumas coisas. Será que aquele jogo contra o Japão não foi cansativo demais e acabou pesando no físico das nossas jogadoras ou não tem nada a ver? Pq convenhamos, a semifinal da Rússia exigiu menos fisicamente, emocionalmente e mentalmente do que a nossa. De qualquer forma, apesar da minha grande torcida durante todo o campeonato e desta dolorida "derrota", ninguém perdeu verdadeiramente. O vôlei sim, que saiu ganhando, demais. Mt obrigado pela atenção
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Essas semanas jamais serão esquecidas pois foi com certeza um dos capeonatos mundiais mais disputados da história. Tivemos emoção de todos os tipos. O belo espírito esportivo das quenianas que mesmo perdend todos os jogos não tiraram o sorriso do rosto e não entregaram nenhum jogo, apesar da limitação técnica e física. A República Tcheca que pode ser considerada a maior revelação da competição, apesar de ter mostrado nitidamente cansaço com a bateria de jogos, num dos campeonatos mais desgastantes da história foi realmente um exemplo para todos pela forma como lutou em todos os jogos. Essa equipe deixa o Japão com novos olhares e será muito mais respeitada nas próximas competições. Como esquecer também a garra e emoção da croatas após a vitória histórica em cima das cubanas logo na estréia. Impossível não falar da superação das italianas que mesmo depois de derrotas traumáticas conseguiu se reerguer e faturar um quinto lugar justíssimo. Depois de 28 anos o Japão finalmente conseguiu sua medalha programada desde 2006. Foi preciso um novo Mundial em casa para elas darem o gostinho de vitória a sua maravilhosa torcida e ao país que organiza como ninguém os meljores campeonatos do mundo. Esse Mundial tem um nome, e esse nome é Ekaterina Gamova. Apesar de toda antipatia essa jogadora pode ser coniderada nesse momento a melhor do mundo, e até além disso, melhor dessa década. Gigante na rede ela não encontrou adversárias nesse Mundial e na Final, não desmerecendo suas companheiras, quem ganhou do Brasil foi ela. O dia hoje foi muito triste para mim, deu vontade de chorar com as meninas do Brasil, pois acompanho essa seleção desde 1994, naquela fatídica final contra Cuba. Porém o que fica disso tudo é que somos também os melhores do mundo. Isso é fato! Atualmente não existe mais aquela supremacia da década de 90 em Mundiais e Olímpíadas onde todos sabiam que o pódio seria formado por Cuba, Rússia, China e Brasil. Mais Cuba convenhamos!!! Hoje o mundo vê com felicidade o aprecimento de muitas seleções que tem tudo para serem campeãs nos próximos anos. Isso só traz felicidade para nós amantes do belo voleibol. Como fã do Brasil fico triste, mas como apaixonado pelo voleibol estou muito feliz e orgulhoso de fazer parte dessa família de admiradores e torcedores do esporte mais incrível do mundo. Como disse sabiamente a Mariana, já estamos com suadade. Já estou na contagem regressiva para 2014 na Itália. Que vençam as melhores!!! Abraços em toda a galera que curtiu o Mundial no blog e postou seu comentários e críticas. Parabéns a Mariana e Joana pela bela cobertura e coerência dos textos. Já me sinto oparte dessa turma.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.