quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Grupo B: Uma aula


Resultados -

Porto Rico 0x3 Holanda (12-25, 13-25, 13-25) - Estatísticas

Quênia 0x3 Rep. Tcheca (20-25, 15-25, 20-15) - Estatísticas

Itália 0x3 Brasil (16-25, 19-25, 7-25) - Estatísticas

Porto Rico parece ter sentido a desclassificação e fez uma partida muito rum contra a Holanda. Excesso de erros por um lado, quase perfeição pelo outro. Esse foi o resumo do jogo. O time holandês seguiu mostrando que chegou forte para esse Mundial e não deu nenhuma chance ao time de Aurea Cruz, que mais uma vez não fez um bom jogo. A determinação do time europeu chamou atenção, mesmo com o placar decidido elas correram atrás de cada bola. Selinger trocou bastante as jogadoras e hoje pode contar com a volta de Caroline Wensink. Vão com força para a próxima fase. Quem também segue com moral é a República Tcheca, que hoje bateu o time mais fraco da chave. Depois da incrível vitória sobre a Itália, as tchecas tiveram um pouco mais de facilidade para vencer o Quênia, que apesar de sair do campeonato sem nenhuma vitória deu um belo exemplo de espírito esportivo. A estrela do time europeu não teve um bom dia hoje e o técnico aproveitou para usar algumas jogadoras do banco. O Mundial já valeu, para as duas equipes. O Quênia volta com uma bela experiência e a República Tcheca, independente do acontecerá, terá boas histórias para contar desses dias no Japão. No jogo mais aguardado do dia, nenhuma definição é melhor do que 16-25, 19-25, 7-25. Sim, as parciais mostram bem o domínio brasileiro. A Itália simplesmente não jogou. Esse parece ter sido o ato final de um ano desastroso. O time não esteve bem em nenhum aspecto, físico, técnico e tático. Como já havia acontecido no resto do campeonato, mas hoje a Itália enfrentou um Brasil com fome de bola. Poucos poderiam parar a Natália e com certeza não seriam as italianas, não essas italianas. A regularidade, que já foi uma arma do time, agora só é o reflexo de sua falta de confiança. O Brasil segue forte e dificilmente não irá as semi-finais. A Itália? É melhor juntar os cacos antes que o estrago seja maior.

Classificação -
1. Brasil - 10 pontos (5-0)
2. Holanda - 8 pontos (3-2)
3. Itália - 8 pontos (3-2)
4. Rep. Tcheca - 8 pontos (3-2)
5. Porto Rico - 6 pontos (1-4)
6. Quênia - 5 pontos (0-5)

fonte: fivb.com

16 comentários:

  1. Barboline não falava nada de importrante nos tempos tecnicos.
    Só Cardullo se salvou hoje.
    Espero que Barboline caia, e a Itália volte com Ferreti, Centoni, e Anaznello, claro finalmente Costa estrei pelo azzurra, até a volta de Rinieri e Secolo seria bem vinda.
    E que apostem mais em jovens altas com passe mais ou menos mais que pode se virar em blocks duplos como Angeloni e Fiorin

    ResponderExcluir
  2. Para mi o Brasil iria ganhar esse jogo de qualquer jeito o jogo da Itália está um esculacho...Levou um chocolate com noses do Brasil
    achei muito esquisito o placar histórico de 25x7...

    ResponderExcluir
  3. Quero ver a arrogancia da "musa" agora. Anyway, o campeonato nao acabou e ainda tem muito jogo. Com Brasil, EUA e Rússia um passo a frente do restante. E se for pra jogar com barriguda na ponta, que seja com Kosheleva, Gamova ou Natalia.

    Rapha

    ResponderExcluir
  4. Que a Itália está mal, não há dúvidas. Errou a temporada inteira, e hj foi só o desfecho para uma temporada mal planejada desde o início. Faltou tudo no jogo de hj. Na verdade, a Itália jogou parecido com os outros jgs do Mundial, sem saque, sem bloqueio...não q errassem, mas sem colocar pressão alguma ao adversário, o que no voleibol de alto nível é praticamente suicídio. Antes os adversários não souberam aproveitar, e o Brasil hj soube, jogou muito bem e não se desconcentrou...certo...

    Mas se engana quem ache que as italianas são arrogantes! Pelo contrário...por isso mais respeito eu peço. Se vc não conhece elas não as julgue.

    Ta na hora do brasileiro passar a tratar o jogo de voleibol como um jg, é isso que é, não uma guerra, sempre haverá um vencedor e um perdedor, não é preciso ficar desejando mal as jogadoras adversárias (especialmente aquelas que eventualmente vencem do Brasil, q é o q mais acontece), ou a seus torcedores, ou ficar fazendo pre julgamentos tentando achar justificativas para as derrotas e vitórias. E meu recado aqui, apesar de estimulado pelo fato do Rapha ter chamado as italianas de arrogantes, o q eu garanto q elas nao sao, não se contem ao blog, pq eu cansei de ler já coisas absurdas escritas por aí, e td isso na verdade é um desabafo a isso tudo. Italianas, russas, americanas, brasileiras, no fim do dia a gnt tem que lembrar que isso é só esporte, e só uma parte da vida das jogadoras, e vencer nem sempre é o mais importante (vcs viram o caso das croatas), nem para as brasileiras, por isso não vale tudo pela vitória! E sim, aconstumen=se eventualemnte o Brasil vai perder, faz parte do ESPORTE! Claro q todos querem vencer, mas existem coisas mais importantes do que vencer, como o respeito, e os brasileiros tem que passar a entender isso em todos os esportes, e nao sempre achar um jeito de criticar as adversárias fora de quadra sem nem conhece-las, e pra que? Q diferença fará no jogo isso, além do simples desrespeito aos atletas demonstrado (alaias comentarios sem conhecimento algum mts vezes, baseados na simples fantasia criada pela cabeça dos proprios paranoicos torcedores, que nao coneseguem ver mais nada num jogo do que isso)? MAs todos querem ver essas atletas aqui nao querem ve-las de perto ou preferem ficar fechados a um mercado exclusivamente braisleiro, sem nada a adcionar, como se fossemos auto suficientes? DEvemos desejar a a evolução do esporte, a admiração ao que é bem feito, seja brasileiro ou nao, Enfim...é para isso que vemos volei, ou pelo menos é por isso que eu vejo volei. Para admirar um dos melhores esportes do mundo, pela sua dificuldade, pq o Brasil é mt bom, e sabe jogar volei como poucos, com certeza. Mas tbm saber aceitar que existem outros bons, e nao preciso ficar desejando mal a ele.

    Parabéns ao Brasil pela vitória, mereceram.

    E desculpem qualquer coisa, ou se ofendi alguem. Saiu um pouco do que eu queria falar, mas enfim, foi um desabafo, que nao sei nem se os brasileiros vao entender na verdade, mt provavelmente vao achar q eu estou errada tbm, mas enfim...a vida segue.

    ResponderExcluir
  5. Mais Joana me responde e as polemicas que envolve a Itália, o relacionamento do Barboline com jogadoras que deveriam estar ai como Ferreti, Centoni, e Anzanello.
    Que dizem que Picci e Lo Bianco mandam na seleção.
    E não aceitam naturalizadas.
    Itália vai ter que ver muitas coisa o ano que vem, porque dá pra continuar assim

    ResponderExcluir
  6. E o que isso tem haver com o fato dos brasileiros julgarem as italianas ou russas ou americanas de arrogantes, disso ou aquilo? Não vejo relação....

    ResponderExcluir
  7. Ola Joana, creio que o blog seja aberto para isso...pra podermos expressar nossas opiniões. Acho excelente que vocês sejam fãs das italianas e nos tragam informações do vôlei europeu. Também concordo quando vcs dão puxões de orelhas em leitores desrespeitosos. Porém, considero meu comentário aceitável, até certo ponto polêmico sim, mas aceitável.

    Até este certo tom de polêmica saudável para qualquer tipo de assunto, desde que não haja falta de respeito.

    Do fundo do coração, não acho que esteja errada em defender seu ponto de vista, mas acho coerente analisarmos outros. Não faço parte da parcela que acha todas as outras seleções arrogantes, menos a brasileira, até pq sabemos que existem jogadoras arrogantes no prório Brasil. Mas, vale a pena verificar se meu post foi tão ofensivo assim.

    Mais uma vez agradeço pelo espaço e reitero meu desejo de continuar sendo leitor e admirador do blog.

    Abraço e me desculpem por qualquer coisa.

    Rapha

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc Joana....e a respeito delas mandarem ou não na seleção é um problema interno e não vai ser um ano de má fase que vai por todo o tempo que já estão na seleção em risco....ninguém sabe realmente oq acontece...fora que as atletas tiveram vários problemas físicos que ajudam no mau desempenho....o Brasil perdeu o Pan praticamente com o msm time que foi campeão olímpico...uma má fase faz parte do processo....de ser campeão.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rapha, com certeza o blog é aberto a opiniões...desde que elas sejam respeitosas as jogadoras acima de tudo.

    E eu entendo o que vc quis dizer, e sinceramente fico feliz de vc entender o meu ponto de vista. Só acho q ao chamar uma jogadora de arrogante quando ela não é, não é legal. Não sei se vc já teve a oportunidade de falar com as italianas ou vê-las de perto, mas eu posso te garantir que arrogantes elas nao sao.

    E quantos aos meus comentarios, por favor nao pense q foram direcionadas a vc, pq nao foram ;) Foi só pq quando li seu comentario sobre arrogancia, me veio a cabeça td que já ouvi e li por aí, e precisava fazer um desabafo, só isso...rsrsrs...eu sei que existem muitos brasileiros que realmente amam o esporte, e independente de times que torcem sabem valorizar, sabem admirar e ainda assim torcer apra a seleção brasileira, como parece ser o seu caso, mas tem mts ainda q nao.

    Sim eu torço para a seleção italiana, mas não torço somente para elas, torço para diversos times, torço para o voleibol bem jogado e para qualidades que vão além da quadra, torço apra quem luta para o crescimento do esporte. Por isso meus comentarios hj, não sao pq eu gosto da Italia e me senti pessoalmente ofendida.Até pq minha opiniao neste sentido nao serve de nada. Mas como país, por amar o meu país, acho que falta ao brasileiro ainda um pouco mais de respeito ao esporte acima de tudo...não só o volei, mas qualquer esporte. é preciso saber respeitar adversários, e não só fazer isso da boca pra fora, mas realmente respeitá-los, e pq nao admirá-los se fizerem algo melhor que a gnt, certo? Enfim....é somente minha opinião.

    Vc será sempre bem vindo aqui, claro, e sua opinião sempre será ouvida, bem lida no caso..rsrsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  10. nós brasileiros temos um problema sim. realmete não gostamos perder. ouvi cometarios que brasil e italia seria aquela rivalidade brasil x cuba dos anos 90! oq esta completamente equivocado, esse novo brasil está lonje de ser aquele do possado,e a italia não joga um décimo do que cuba jogava, essa nova rivalidade ultrapassouas linhas da quadra, hoje a cbv e fipav, são inimigas uma da outra, oque dizer do boicote a jogadores brasileiros na italia e da agrande polemica do mundial masculino é claro que eles (italianos ) vão negar sempre essa rivalidade pq se jogarem entre si 10 veses o brasil ganha 8, não somos nós torcedores que esquentamos a rivalidade, são eles os proprios jogadores, só lembrar das declaracoes do murilo, dante, vissoto, e até a fabiana, que declarou entrar no jogo pra matar.
    enquanto ao barbolini, acho que fez o que tinha de fazer a italia não tem jogaodres, não se renova facilmente,na minha opiniao barbolini, fez a renovação que lhe era possível,por mas fracas ela tenha sido. o que não dá pra aceitar é uma caracteristica que nos brasileiros temos e que eu jugo equivocada: aquela devoção por atletas que brilharam no passado, fofão, ferreti,centoni, anzanello não pode mas voltar pra suas repectivas seleção,isso dificultaria na renovação, hoje já percebemos o peso da idade, a seleção italiana está acabada fisicamente, saõ velhas, isso sim é culpa do barbolini, ja deveria ter começado um processo radical de renovação,caso contrario a humilhação qeu tiveram hoje do brasil podera vir de uma alemanha por exemplo e será dolorido! adeus piccinini, gioli, del core.
    e na questão de naturalização eu sou completamente contra, um atelta que da o menospreso ao seu país, e no caso da costagrandeem espicial ela sabe o quanto ela seria importate na argentina, para o prorio voleibol argentino, mas não prefere amargar no banco e em muintos casos ser vitima de preconceitos, de suas "companheiras" ate pq era sabido de todos que a tricampea olimpica aguero nao era bem quuista no grupo, imagina costagrande! ou seja ela merece ser essa sombra dentro da seleção italiana, plantou o que colheu.mas ja que errou ao se naturalizar,barbolini errou mil veses mas em não convocala aí esta o grande erro do tecnico, falar em costagrande é lembrar da natalia, que estpá sendo lapidada como uma jóia, na nossa seleçao um rande tesouro, as duas teriam grande chance de serem as grandes jogadoras e protaginizar a briga pelo titulo em 2016.Bom já que ela mesma não cuidou da sua propia carreira,que seja entao destinee hoolker a rival da natalia nas olimpiadas do rio!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pelas palavras de entendimento Joana. E pensarei em vcs todas as vezes que essa "irritação" bater rsrsr. Sobre a naturalização da Costagrande, do post acima do Sparazzinni, não acho que ela tenha errado tanto assim.

    Vale lembrar que ela vem de uma geração de boas argentinas como Romina Lamas entre outras que não me lembro do nome. Porém, no início dos anos 2000 houve pouquíssimo investimento da antiga Federação Argentina, que foi dissolvida. Portanto, temos que entendê-la.

    A Lamas, por exemplo, é a levantadora titular da Espanha hoje.

    ResponderExcluir
  12. Bem, eu concordo em alguns pontos e não concordo com alguns pontos Sparazzini.

    Para começar, sim, rivalidades existem, são naturais do esporte. E o que a FIPAV fez com o Brasil não foi rivalidade, foi sacanagem msm.

    Concordo que a rivalidade entre Brasil e Cuba em nada se assimila a Brasil e Itália, apesar das jogadoras brasileiras quererem parecer que sim, não faço a menor idéia pq? As cubanas nunca respeitaram o Brasil, coisa q as italianas fazem, alias a Italia tem mt mais rivalidade com Cuba e Russia do q com o Brasil. E sinceramente acho sim, que a atitude de nossos atletas influencia muito na atitude de nossa torcida, eles nao deixam de ser um dos responsaveis. O problema é q o brasileiro nao entende o significado da palavra rivalidade, eles levam o que acontece em quadra mt a serio, de certa forma estigando a torcida a tomar ódio pelos atletas adversários, que ao meu ver não é certo, e alias muito infantil. Os americanos ganham praticamente tudo nos esportes e vc nao ve esse tipo de atitude de atletas e torcedores, talvez seja ainda um pouco da nossa sindrome de inferioridade, mas enfim...isso é outro assunto.

    Quanto ao processo de renovação. Bem, eu nao concordo com vc pelo fato de q a Itália ela não tem facilidade de renovar, e não pode se dar ao luxo de trocar metade do time, como podem fazer Brasil e EUA. aItália não tem uma DAni Lins ou uma Natalia. A Itália está mal esse ano sim, mas nao pq conta ainda com Piccinini, Gioli e Lo Bianco, mas pq o trabalho foi mal feito. O planejamento foi errado desde o inicio e o Barbolini é o primeiro a admitir isso. A ITália deve renvar, sim claro, e o Baroblini faz bem em trazer novas meninas, concordo. MAs talvez apra compeonatos importantes como Mudnail e Olimpiada, nao de para contar com um banco somente de meninas.

    e quanto a naturalizações, sinceramente, acho q cada um que sabe de si. Só pq alguem está se naturalizando por outro país, não quer dizer que ele menospreze o seu, e se ele menosprezar, problema dele, ele deve ter seus motivos! Quem somos nós para julgar. Por exemplo, se por acaso vc morasse em um país q não te de nada, onde vc nao tem liberdade alguma, onde vc é mal valorizado e vai para outro onde vc muda sua vida, só ganha coisas boas, onde vc controi uma nova familia, vc nao gostaria de defender este país? Por isso quem é quem para julgar os desejos, ambições e sonhos dos outros?

    E por ultimo, quem disse que é "sabido de todos que a tricampea olimpica aguero nao era bem quuista no grupo"? tds quem? os brasileiros, pq os italianos nao sao. Pq os brasileiros viram a Aguero sair do time e decidiram achar que era pq ela nao era querida no grupo, só por isso.
    Eu estive no msm hotel da Italia do Europeu, e eu posso falar q em nenhum momento pareceu q a Aguero era excluída do grupo. Ela é quieta, sim isso é verdade, mas fala com todas, sem nenhum problema. Mas novamente, isso foge ao assunto.

    Nao vou me prolongar mais, pq acho que já falei o desabafo q queria, e enchi a conta de vcs...rsrsrsrss

    Eu só gostaria de poder ver um dia aqui no Brasil o esporte ser levado realmente a sério..sem desculpas, sem desrespeitos, só esporte, no seu ato mais puro e sem julgamentos extra campo, quadra, piscina, e assim em diante. é claro que pessoas ruins e boas existem em tudo que é lugar, mas não é certo condenar uma seleção inteira, ou desejar mal a um país inteiro por isso....são essas generalizações e suposições que os brasileiros fazem...não dá.

    ResponderExcluir
  13. por melhoer que seja um técnico nenhum planejamento, quer seja tatico, tecnico se consolidara se as condicoes fisicas dos atletas nao estiverem 100 por cento. A italia joga sabe lá quantos anos juntas entao rntrosamento tem de sobra na equipe, daki a 2 anos piccinini tera 33 anos, gioli 35, del core 33, jogos olimpicos comecando 2 semestre, essas jogadoras teram recem saídos de seus clubes para integrar suas selecoes, e a probabilidade de fisicamente essas jogadoras não estar 100 por cento é enorme levando em conta a idade dessas aatletas, e por isso reuqer um periodo maior para se reecuperar fisicamente, mesmo tando em perfeeitas condicoes achance de se fraturarem em uma queda com um simples bloqeuio, veja o caso de cuba um pais minusculo,que nao ttem qualquer tipo de interação com o resto do mundo, renovou quase todas suas atletas é claro que ainda não obtiveram bons resultados, mas daki a 2 anos poderam ser elas tambem estar humilhando,as italianas assim com o brasi fez hj, ou seja como sempre a fipav, desorganizada pensando somete nos interesses dos empresarios, vai acabar tirando essa seleção de futuras competicoes por não ter time, não ter renovação, mas tudo bem, o problema é deles nós aqui vamos muinto bem ! obrigado
    Olha joana eu sou muinto nascionalista! eu sempre fui contra a naturalizaçõa isso acontece muinto no futebol brasileiro, mas no nosso futebol eu ignoro pq intendo, a quantidade de jogadores bons nós temos entao seria mesquinho de tentar deixar esses jogadores vendo uma copa do mundo pela tv.
    porém o processo de naturalizaçõa, tem que vir 1 das confederaçoes ela tem que ter a vontade de ter o atleta na equipe, acho que no caso da costagrande, isso não aconteceu, caso contrario, ela seria hoje reserva da piccinini, e acho tambem que a italia não tem o menor desejo de utilizala na sua seleção, até pq els ta lonje de ser uma garptinha já tem 30anos e np maximo que chegou foi jogar numa seleção B da italia, em campeonatos mediocres como volley masters que so serve pra ganhar dinheiro pra confederacoes, nós comentamos aqui que vencer não e tudo, que nós não sabemos perder, ou seja ela ganhar dinheiro no clube italiano e normal, mas ela poderia sim estar jogando esse mundial pq não, sem a mnor chance de ganhar um titulo mas participando isso que deveria prevalecer realmente, o caso parecido, é a darnel, uma selecao de uma só jogadora, tenho certeza que se ela estivesse no time ao inves de peru, teriamos uma argentina eh! me parece que não é somente nós torcedores que não queremos só perder, isso vem de atletas como a costagtrande por isso repito ela esta colhendo o que palntou

    ResponderExcluir
  14. O unico problema é que seu erro é achar que a Costagrande e a Aguero se naturalizaram apra jogar pela seleção, e isso não é verdade. Elas se naturalizaram por causa do campeonato Italiano. Não havia nenhuma intenção de se naturalizar pensando em seleção, e isso muda completamente a situação.

    Na Itália cada time tem q ter 3 italianas em quadra. Por isso, em ambos os casos, as jgoadoras se natualizaram apra contar como italianas para seus clubes e assim eles poderem contratar mais extrangeiras, foi assim q começou. A Costagrande inclusive quando se tornou italiana, não era nem considerada estrela internacional. As convocações futuras para a seleção foram por acaso, e por merecimento por estarem jogando bem, elas se adaptaram a Itália, tem uma nova vida lá e quiseram defender a seleção do país onde elas moram. Não vejo problema nisso.

    Ela poderia estar jogando ainda pela ARgentina, poderia claro que poderia, mas ela não quer! A confederação Argentina não deu nada a ela, quem somos nós para julgar pelo que ela passou. Ela deve ter seus motivos para não querer jogar pela Argentina vc não acha?

    E é claro que todo atleta quer ganhar, seria estúpido achar o contrário, todo atleta é competitivo, se não ele não seria atleta! O que não quer dizer que a vitória signifique tudo, e que esteja acima do bem e do mal. São coisas diferentes. A Costagrande pode ter o sonho de disputar torneios internacionais, msm que seja pra começar na reserva, e ela veja na ITália essa chance. Se naturalizar não é fazer nada errado, e mt menos garante vitórias ou títulos, por isso não consigo imaginar uma jogadora se naturalizando pensando em vitórias, nao tem sentido. Nao titulos, mas a chance de conquistar algo maior,a chance de se proporcionar experiencias que vc nao teria em outra ocasião.

    Eu tbm sou nacionalista, mas nem por isso eu sou xenofoba. Eu so acho que se vc jamais se naturalizaria por outra seleção, isso é vc e vc tem todo o direito de nao querer, mas não te dá o direito de julgar a situação dos outros, Se a Costagrande quis se naturalizar ela tem seus motivos, e nem vc nem ninguem pode questioná-los, a menos que sente cara a cara com ela e escute os motivos dela.

    E eu entendo o que vc quis dizer sobre as jogadoras italianas estarem mais velhas, é claro q elas não tem mais o fisico de quando tinham 20, mas elas só estão mal assim fisicamente agora, pq fizeram um mal planejamento sim, a parte fisica tbm é planejada no inicio da temporada. As principais jogadoras não iam jogar o GRand Prix, tiveram q jogar, nao estavam preparadas quando ele começou. E não deu tempo para recuperar o tempo de preparação inicial, e agora está refletindo, normal. Seria assim com qualquer seleção, mesmo com uma jovem. Mas sim claro, a Itália precisa renovar, mas não pode ser um processo radical. Elas já estão sofrendo msm sem ser radical. É preciso dar apoio tbm as meninas que chegam a seleção, afinal cobranças e pressões sempre existem, elas não podem carregar esse fardo sozinhas, ou pode acabar com a carreira delas, ainda mais quando falamos em volei feminino.

    ResponderExcluir
  15. Joana,eu sei que é chato bater na mesma tecla, mais á seleção poderia ter jogadoras como Anzanello, Centoni e Ferreti.
    E apostar mais em jogadoras ltas com passe mais ou menos como Angeloni e Fiorin.

    ResponderExcluir
  16. Joana, concordo com tudo que vc disse. Eu mesma parei de torcer p/ o Brasil no vôlei pq às vezes me dá nojo desses torcedores. É muita onda para pouco conhecimento. Essa história da Aguero só rola aqui no Brasil, aliás, história enfatizada pela própria imprensa, que Aguero saiu da Itália por causa da Piccinini. Um absurdo, outro dia mesmo, o Bruno Voloch colocou em seu blog que o corte da Costagrande foi por causa da Piccinini. Um absurdo, é muita história sem o menor fundamento, que começa numa comunidade do orkut e vai parar até em programas de TV, como a ESPN. Acho que a falta de respeito tb é alimentada pelas próprias jogadoras , como a Thaísa e Jaqueline fizeram após o jogo, com declarações desnecessárias. Vale lembrar que cada jogo é uma história, e se o Brasil deu essa lavada agora, as mesmas jogadoras brasileiras poderiam se lembrar que em um jogo tudo pode acontecer, se agora jogaram muito bem e venceram com facilidade, tb podem se lembrar que perderam dentro de casa com um ginásio lotado e com a Itália desfacalda.
    Com relação ao rendimento do time esse ano, a maior culpa é do Barbolini, com um planejamento equivocado, não por não renovar a seleção, até pq. não acho as jogadoras italianas velhas, como muitos dizem, e que na realidade nem sabem a idade das mesmas. Acho que o equívoco foi em manter o mesmo padrão de jogo do time, o time italiano além de previsível nas jogadas de ataque, não evoluiu em outros fundamentos, como o bloqueio e o saque, além da defesa e o passe não serem mais o mesmo. O time tem poucas variações de ataque , o técnico deveria ter tentado mudar a maneira como o time joga, principalmente no ataque, que tem tido um aproveitamento péssimo até o momento.
    Agora, falando a respeito dessa partida em si, é brincadeira, colocar a Lo Bianco para bloquear a Natália. É por isso que a Itália tem sofrido demais com uma jogadora em cada jogo, foi assim com a Flier, com a jogadora tcheca e com a Natália. O ideal seria ter alterado a formação da equipe em quadra e a Ortolani cruzar na rede com a Natália. Não dá p/ saber que determinada jogadora vai atacar o jogo inteiro e apenas uma jogadora fazer a marcação no bloqueio, eu até agora não vi nenhum triplo das jogadoras italianas. Além disso, com a Piccinini tão visada no passe e passando mal, a linha de passe italiana simplesmente não consegue ajudar e aumentar a área de cobertura de Cardullo e Del Core e tentar deixar a Picci com uma área da quadra menor (ela foi o alvo principal do saque adversário da Rep. Tcheca, do Brasil e deve ser dos próximos adversários tb). Outro ponto, o saque : simplesmente não vejo tática no saque italiano, é sempre na mão do adversário, nesse jogo em específico, muitos saques em cima da líbero, o ideal era concentrar o saque em cima da Natália, o tempo inteiro, assim como o Brasil fez com a Piccinini, que além de não ser uma exímia passadora, poderia ter prejudicado seu desempenho no ataque, além de ter sacado mais na Jaqueline, que apesar de passar muito bem, não está bem no passe. Outro detalhe, o levantamento : 123455667 de levantamentos para a Gioli que já é a jogada mais manjada do vôlei atual, além de facilitar o bloqueio brasileiro, que o tempo inteiro já estava parado esperando para encaixotar a central italiana, as bolas na ponta extremamente altas, enfim, a Itália foi um desastre. Claro que a derrota faz parte de todo esporte, mas do jeito que a Itália perdeu achei demais, um time completamente entregue, com um técnico perdido, que pede tempo apenas para falar : andiamo raggazzi. Não dá, um técnico tem o dever de tentar corrigir as falhas de um time dentro da partida (erros, que continuam sendo os mesmos), e o Barbolini é o primeiro a aceitar a imposição do adversário na partida e não faz absolutamente nada para tentar reverter a situação.
    Enfim, foi. Que esta derrota sirva para mexer com o brio das italianas e que elas possam vencer todos os jogos da próxima fase. Que assim seja, Go Itália.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.