quarta-feira, 2 de junho de 2010

Barbolini dá entrevista, mas nada de convocação


O técnico da seleção italaiana, Massimo Barbolini, deu uma entrevista para a imprensa italiana falando sobre os planos para esse ano e para o futuro, depois de quatro anos no comando da seleção principal. Mas ainda não divulgou a convocação.

Barbolini falou sobre Carolina Costagrande, argentina que se naturalizou italiana, que muitas vezes deixou claro que gostaria de vestir a 'maglia azzurra' e depois da saída de Tai Aguero seria natural a sua convocação. Mas não acontecerá. A não convocação da jogadora não é um sinal que ela está vetada no time, pelo contrário, Barbolini a admira muito.

"É uma jogadora que me agrada muito e fico triste de não tê-la com a gente. Porém o nosso projeto prevê o crescimento de um grupo grande de jogadoras, que se dispõem a fazer sacrifícios para conquistar seu espaço. Se na primeira oportunidade, ao invés de usar uma das meninas que vem trabalhando eu chamasse uma outra, ainda que uma jogadora de qualidade como a Carolina, eu daria uma mensagem errada."

Barbolini quis manter essa informação em segredo enquanto Carolina estava disputando a final do campeonato italiano, depois conversou com ela e explicou a situação. E deve ter sido convincente, porque Carolina, que pode vestir a camisa italiana ano que vem, visando as Olímpiadas de 2012, se colocou a disposição da seleção em caso de qualquer emergência.

"Somos uma seleção vencedora, estamos acostumados a sermos protagonistas, no Mundial o cerco se fecha. Acredito que podemos ser competitivos. Meu foco foi nas meninas que vem crescendo seja no clube, seja com a seleção. Encontrei muita disponibilidade. É importante a vontade de jogar que essas meninas tem, não é possível jogar ao máximo em todos os jogos, mas se você estiver fisicamente bem fica melhor. Tenho a sorte de ter um time que me acompanha. Vale a pena."

Quem jogará no lugar de Aguero?

"Nossa oposto de ofício é Serena Ortolani. Mas tenho uma outra idéia que quero testar durante o verão. Jogaremos também com três centrais com Simona Gioli de oposta. Ela é a com as características ideais para cumprir a função. Então, antes do Mundial avaliaremos e decidiremos. Mesmo com a Tai, sempre foi uma responsabilidade dividida por 7. A força desse time sempre foi essa. O equilíbrio. Mantivemos sempre um nível de jogo graças à técnica e à experiência."

Um treinador não vive só da técnica. Deve ter também um pouco de psicólogo.

"Sim, gerir o caráter das atletas é fundamental. É preciso fazer entender que todos remamos por um mesmo objetivo. A colaboração é fundamental. E quando surgem os problemas, podemos superá-los."

Mundial 2014 na Itália. Você pensa?

"Não. Estou habituado aos clubes. Tem pouco tempo para projetos de longo prazo, talvez consiga finalizar um. Eu tenho dois anos de contrato, seria inútil fazer por mais tempo. Deve, de qualquer forma, conseguir os resultados logo."

Esse ano as atividades começam tarde.

"Sim. Foi um campeonato duro, depois de uma temporada cheia com a seleção. O repouso longo é importante. Especialmente para a cabeça."


fonte: vivovolley.net

9 comentários:

  1. Que horror deve ser a Gioli jogando como oposta !

    nem como rede (para mim) ela joga bem imagine esse cargo de oposta !
    piada ahahaha

    ResponderExcluir
  2. Esse cara ta louco podendo convocar a costarande ele vai e inventa a gioli de oposta!

    ResponderExcluir
  3. Ele nao é tao louco assim...

    eles trabalharam juntos no perugia e lá várias vezes ela jogou de oposta.. e mesmo como meio batia meio fundo...

    e ele vai só testar essa opcao.. se der certo bom pra Itália. .senao.. ele volta com a Ortolani..

    ResponderExcluir
  4. Pq ele não conoca a centoni??

    ResponderExcluir
  5. Talvez pq a Centoni nao queira jogar mais pela seleção...não sei...Acho q se ele vai tentar a Gioli é pq tem um motivo...A Centoni já foi convocada pelo Barbolini antes, então chamar de novo não seria um problema para ele, por isso acredito q seja uma opção da jogadora.
    Ele está com um projeto esse ano de dar experiência e bagagem para as meninas mais novas, claro q ele quer ganhar o Mundial, mas ele está preocupado tbm com o futuro.
    Ele não vai chamar a Costa agora exatamente por isso, ele mesmo sabe a grande jgoadora q ela é, e que ela pode contrubuir ocm a equipe, e provavel q ele chame ela ano q vem, ele só não acha justo com essas meninas estão trabalhando com ele desde o início chamá-la agora, ele prefere deixar claro para as mais novas q elas vão ter q ralar muito, é a mensagem q importa, e a Carolina entendeu isso, tanto q está a disposição do treinador caso qualquer emergência... ;)

    É como se ele fizesse um ciclo de dois anos. Como a Costagrande não participou ano passado seria injusto com quem participou e trabalhou o ano todo. Mas ano q vem ele pode convocar ela e ela participar de todo trabalho...acho isso q ele quis dizer.

    ResponderExcluir
  6. Com essa coisa de querer ser justo, vai deixar uma grande atacante como a costagrande de fora...
    bom para os adversários...

    ResponderExcluir
  7. Vc acha q vale mais a pena ser injusto? Acho q é algo a se pensar...

    Será q a vitória e o sucesso estão acima de todos os valores?

    ResponderExcluir
  8. È bom para o Brasil que para mim..LEva esse gran prix e mundiallllllll

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.