terça-feira, 8 de junho de 2010

Montreux 2010 - Cuba, EUA e China largam na frente

Hoje foi apenas o primeiro dia de competição, mas já pudemos perceber que iremos encontrar em quadra inúmeras novas caras e futuras revelações de algumas das principais seleções do mundo. Muitos técnicos estão aproveitando o início de temporada para testar algumas novidades e dar experiência para algumas novatas. Três jogos abriram o torneio hoje, e Cuba, EUA e China levaram a melhor sobre Holanda, Japão e Polônia respectivamente. Amanhã, Alemanha e Rússia estreiam na competição.


Cuba 3x1 Holanda (25-18, 25-22, 17-25, 25-23)

CUB: Cleger 8, Simon 18, Giel 6, Carcaces 22, Silie 4, Silva 16, Arredondo (L). Entraram: Palácios 1, Santos. Est.: 5 aces, 12 bloques, erros 31.
HOL: de Kruijf 8, Steenbergen 7, Flier 22, Buijs 8, Dijkema 3, Stam 9, van Tienen (L). Entraram: Stoltenborg, Grotheus, Blom. Est.: 7 aces, 8 bloques, 17 erros.

Esse foi o primeiro jogo dessa nova temporada para a Holanda, o Selinger aproveitou para colocar as meninas para jogar, entre elas a levantadora Laura Dijkema, que assume a posição de Kim Staelens (grávida), com apenas 20 anos. Essa foi a primeira partida da jogadora pela seleção adulta. Outras estréias foram de Anne Buijs e Robin de Kruijf, de 18 e 19 anos respectivamente. Elas estiveram no grupo ano passado também mas pela primeira vez entraram em quadra como titulares. Quem também não é muito conhecida é Quinta Steenbergen, que atua no TVC Amsteveen. Tudo isso, somado ao nervosismo de estréia, fizeram com que a Holanda não apresentasse seu melhor voleibol. Claramente a equipe ainda está no começo de trabalho, e nem mesmo as experientes Manon Flier e Debby Stam estiveram em forma o suficiente para parar as cubanas, que estão a mil vindo do Torneio na China. As cubanas, mesmo cometendo uma série de erros ainda, foram superiores no saque e bloqueio, mostraram um jogo agressivo e conseguiram fechar a partida antes de uma reação holandesa. Destaque para a jovem meio Simon, de 19 anos, fez grande jogo.

Debby Stam e...

..Ogonna Nnamani são algumas das estrelas do torneio
essa temporada

Japão 0x3 EUA (23-25, 23-25, 21-25)

JAP: Yokoyama, Inoue 7, Yamamoto 7, Yamaguchi 11, Yoshizawa 5, Sakoda 2, Ino (L). Entraram: Matsuura 3, Ishida 9, Shoji 3, Fukuda 2, Hamaguchi. Est.: 5 aces, 6 bloques, 19 erros.
EUA: Nnamani 18, Harmotto 4, Barboza 9, Tamas (Joines) 7, Spicer 6, Hodge 12, Davis (L). Entraram: Collymore, Fawcett, Thompson. Est.: 0 aces, 12 bloques, 18 erros.

O técnico McCutcheon provou mais uma vez todo seu talento. Treinando já a algum tempo com as meninas americanas, aproveitou para usar esse entrosamento no torneio, em adição a experiente Nnamani, que veio somar a equipe e foi um dos destaques do jogo de hoje. Essa foi tecnicamente a melhor partida do dia, com muitas defesas e jogadas bem trabalhadas. Vou destacar também a atuação de mais duas novatas, a levantadora Spicer de 23 anos, que esteve muito bem, e a jovem Hodge, recém contratada para o campeonato italiano. Apesar da estréia, as duas mostraram muita personalidade, e ajudaram os EUA a bater o também desfalcado e jovem time do Japão por 3x0.


China 3x0 Polônia (25-17, 25-23, 25-17)

CHI: R. Hui 14, Q. Wei 4, J.Li 10, M. Xue 9, L. Chen 10, Y. Ma 9, Q. Wang (L). Est.: 7 aces, 6 bloques, 10 erros.
POL: Tokarska 0, Kosek 14, Okuniewska 1, Zaroslinska 17, Kaczorowska 10, Sadurek 2, Maj (L). Entraram: Sieczka 1, Strasz, Efimienko 2, Wolosz, Kaczor. Est.: 4 aces, 3 bloques, 19 erros.

Podemos dizer que a Polônia foi para Montreux praticamente com uma equipe C, com espaço principalmente para alguns dos destaques da última Plusliga, como a ponteira Kurek e a oposta canhota Zaroslinska. Já a China, assim como Cuba, mostra que já estão em um ritmo adiantado. Foi campeã do torneio em seu país no último fim de semana e conseguiu administrar bem a partida, fechando por 3x0. Apesar disso, a Polônia não deu vida fácil, e mostrou que pode apresentar jogadoras bastante competitivas no futuro. Sadurek usou pouco as jogadas de meio, e talvez isso tenha atrapalhado bastante as polonesas que pontuavam praticamente devido a boa atuação de sua oposta. As chinesas sempre com muita velocidade, mas estão longe ainda do nível da equipe que jogou Pequim, e precisam trabalhar muito para tentar bater as maiores forças mundiais atualmente, como Brasil e Itália.


Melhores da Rodada:

Maior Pontuadora: Manon Flier (HOL) e Kenia Carcaces (CUB) - 22 pontos
No Saque: Giselle Silva (CUB) - 3 aces
No Bloqueio: Lianes Simon (CUB) - 6 bloques

fonte: volleymaster.ch

5 comentários:

  1. umhhhhhhhhh
    equipe C?

    Eu acho que você quer dizer o time B......

    ResponderExcluir
  2. é quase um time C msm....foi isso q eu qius dizer....nem as reservas do último Europeu estão aí...somente Kaczor e Sadurek. Grupo B consideraria as reservas jogando..o q não é o caso.

    Na verdade são meninas que se destacaram na última temporada e q estão tendo sua chance, somadas a Sarurek e Kaczor q se juntaram mais cedo ao grupo.

    ResponderExcluir
  3. Vocês sabem pq a Wang Yimei não está entrando como titular nos jogos da China?

    ResponderExcluir
  4. Eu sinceramente não sei, não sei se ela está com algum problema físico ou se somente é uma escolha do técnico, que talvez como outros, esteja querendo dar mais ritmo de jogo a jogadoras menos experientes...

    ResponderExcluir
  5. muito bom,a atuacao da ogonna nnamani a experiente do grupo,e tbm acreditoo muito na megan hodge(eua),e concerteza a que prometeee,DESTINEE HOOKER(EUA)\o\o vamosss eua
    USA....

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.