quarta-feira, 23 de junho de 2010

Copa Pan-Americana 2010 - Cuba e EUA já nas semis

Último dia da fase preliminar, e agora todos os confrontos já estão definidos. Cuba e EUA venceram em seus grupos e como líderes se classificaram diretamente para as semifinais, o que lhes garantiu também a classificação para o Grand Prix 2011. Eles agora aguardam os jogos válidos pelas quartas de final. De um lado, o confronto sulamericano vale mais que uma vaga na semifinal, mas garante também a classificação para o Grand Prix, entre Peru e Argentina. Do outro, a República Dominicana enfrenta Porto Rico, e o que se espera é uma vitória fácil do time de Marcos Kwiek. O Brasil irá enfrentar a também seleção juvenil do México e se vencer pega, em seguida, o perdedor do jogo de quartas, na busca pela 5ª colocação do torneio.

Grupo A -

República Dominicana 3x1 Canadá (23-25, 25-20, 25-23, 25-14) - Estatística

Com a vitória de ontem, a República Dominicana fez sua parte e se manteve na segunda colocação do Grupo. A equipe só perdeu para Cuba na Fase Preliminar, em um jogo emocionante onde o resultado final poderia ter ido para qualquer dos lados. Assim, o time chega como favorito nas quartas e vai, com certeza, lutar para estar na final. A oposta Jose Rodriguez veio do banco para se tornar a maior pontuadora do time contra o Canadá, com 15 pontos, mas a maior pontuadora do jogo foi a estrela solitária canadense, Sarah Pavan, com 17 pontos no total.

Comentários:
Marcos Kwiek (R. Dom.) - "O Canadá foi um oponente difícil, elas jogaram bem, com um bom bloqueio e atletas muito altas, esse era o tipo de rivais que esperávamos encontrar neste torneio, e talvez esse seja o tipo de adversário na próxima fase como os EUA, por exemplo com um bom bloque e uma boa defesa."
Arnd Ludwig (Canadá) - "Nós começamos bem o primeiro set, mas cedemos pontos no segundo, quando faz isso não pode esperar que vá vencer neste nível, nós devemos fechar com mais força no final."
Caral (R. Dom.) - "Nós sabíamos que teríamos que enfrentar um jogo muito físico contra o Canadá, elas nos fizeram ter que jogar, a altura delas era uma preocupação, são as jogadoras mais altas do torneio e exigiram nosso melhor ataque e nossas melhores armas para vencer."


Cuba 3x1 Argentina (23-25, 25-23, 25-15, 25-22) - Estatística

As cubanas chegaram a levar um susto no primeiro set, com a boa atuação das argentinas, que vem jogando muito bem neste torneio. Mas lideradas pelos 24 pontos da ponteira Carcaces, Cuba conseguiu virar o jogo e garantir a primeira colocação no Grupo. Apesar da derrota, as argentinas já estavam classificadas para as quartas de final, e agora vão em busca da vaga no Grand Prix.

Comentários:
Silie (Cuba) - "Nos classificamos para o Grand Prix, o que era nosso principal objetivo e agora precisamos de duas vitórias para vencer a Copa. Nós iniciamos a partidas um pouco confiante demais e isso nos prejudicou no primeiro set e em parte do segundo."
Juan Carlos Gala (Cuba) - "Nós agora teremos dois dias de descanso merecidos após jogar dois torneios na China e depois em Montreux. Vamos tentar continuar vencendo e nos qualificar também para o Final Four." (Torneio Final Four, a Copa Pan-Americana qualifica o campeão a jogar o Final Four)
Horacio Bastit (Argentina) - "Estou satisfeito com o jogo de hoje já que sabia que estávamos enfrentando um adversário muito forte e não contávamos com nossa principal atacante, Georgina Pinedo, descansando por causa do ombro. Nossa próxima partida contra o Peru será um clássico sulamericano já que considero o Brasil o melhor time do mundo e não só da América do Sul. Nós os derrotamos 3x1 da última vez que nos vimos em Porto Alegre e eu espero que possamos superar nossa inexperiencia e repetir a vitória."


Classificação Final:
1. Cuba 8 pnts (4-0)
2. República Dominicana 7 pnts (3-1)
3. Argentina 6 pnts (2-2)
4. Brasil 5 pnts (1-3)
5. Canadá 4 pnts (0-4)

verde - classif. as quartas; verde esc. - classif. direto as semis

Grupo B -

Costa Rica 0x3 Peru (7-25, 7-25, 9-25) - Estatística

A Seleção do Peru continuou a boa campanha e venceu mais uma, ontem diante da fraca Costa Rica. com o resultado, a equipe se garantiu na segunda colocação e agora enfrenta a Argentina nas quartas de final. A Costa Rica ficou em último do grupo e terminará a competição com 11ª colocação.

Comentários:
Leyla Chihuan (Peru) - "Seria a satisfação para muitas de nós acabar as nossas carreiras jogando o Grand Prix. Essa é a única grande competição que me falta após jogar duas Olimpíadas e dois Campeonatos Mundiais. Mas por agora nosso principal objetivo é continuar jogando dia a dia e melhorar nossa quinta colocação do ano passado em Miami."


Porto Rico 3x0 Trinidad & Tobago (25-18, 25-19, 25-18) - Estatística

Essa era a partdia mais decisiva de ontem, quem vencesse pegava a última vaga nas quartas de final. Porto Rico não pode contar com sua líbero, Seilhamer, que ficou doente, e teve que se ajustar em cima da hora, mas durante o jogo from beneficiados pelos 34 erros da seleção de Trinidad & Tobago, e assim puderam sair com a vitória. E agora Porto Rico enfrenta as dominicanas nas quartas de final.

Comentários:
Carlos Cardona (Porto Rico) - "Nós tivemos que fazer algumas alterações no nosso saque, e tivemos que resolver a situação da ausência da nossa líbero, mas pude ver um grande crescimento do lado de Trinidad & Tobago que está melhorando seu nível."
Esdelle (Trinidad & Tobago) - "Nós fomos para a partida com o objetivo de continuar jogando duro e forte, mas encontramos um forte e rápido adversário como Porto Rico."


EUA 3x0 México (25-14, 25-16, 25-15) - Estatística

A seleção americana segue sem perder sets e firme para tentar conquistar a Copa Pan-Americana, ontem contra as donas de casa, mais uma vez mostraram sua força e não tiveram problemas. A vitória classificou a equipe diretamente as semifinais, e garantiram a vaga no próximo Grand Prix. O México agora pega o Brasil, na luta ainda pra tentar ficar com a 5ª colocação. Megan Hodge e Nancy Metcalf foram as maiores pontuadoras da partida, com 12 e 11 pontos respectivamente.

Comentários:
Nancy Metcalf (EUA) - "Nós estamos felizes com a vitória e foi bom vencer por 3x0. Temos que trabalhar para continuar crescendo e tentar tornar nossa equipe melhor."
Claudia Rodriguez (México) - "Foi a melhor partida para a gente na competição. Jogar contra uma equipe do calibre dos EUA é de grande ajuda para as nossas jovens jogadoras."
Hugh McCutcheon (EUA) - "Estamos prontos para treinar amanhã e no dia seguinte. Agora temos que nos concentrar na próxima fase da competição."
Jose Bernal (México) - "Concordo com a Claudia sobre ser a melhor partida para a gente. Gostei da atitude e de muitos pontos positivos das nossas meninas."


Classificação Final:
1. EUA 10 pnts (5-0)
2. Peru 9 pnts (4-1)
3. Porto Rico 8 pnts (3-2)
4. Trinidad & Tobago 7 pnts (2-3)
5. México 6 pnts (1-4)
6. Costa Rica 5 pnts (0-5)

verde - classif. as quartas; verde esc. - classif. direto as semis

Confrontos dia 24:

Disputa de 5º-10º:

México x Brasil

Trinidad & Tobago x Canadá

Quartas de Final:

Peru x Argentina

República Dominicana x Porto Rico

fonte: norceca.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.