segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Onuma Sittirak: a pequena notável


Não é difícil achar por aí alguém que concorde que o voleibol é, hoje em dia, a terra dos gigantes. O esporte de pura técnica exige, cada vez mais, atletas com muita capacidade física, fortes e altos. No entanto, não quer dizer que não haja espaço ainda para pequenos notáveis. Uma exemplo claro neste mundial é o da tailandesa Onuma Sittirak. Com seus 1,75m, a jogadora é uma das maiores pontuadoras do torneio. Já somou 52 pontos, o que lhe dá uma média de 17,3 pontos por partida. Mas claro, Sittirak é uma exceção, é preciso muito trabalho e muito esforço para conseguir se destacar no ataque em meio a tantas jogadoras no alto de seus 1,90m, e Sittirak é a primeira a admitir isso, "Eu tive que aprender a como explorar o bloqueio e atacar do fundo de quadra. Mas jogar um ano na Turquia e depois mais na Suíça me ajudou muito porque me acostumei a jogar contra bloqueios altos, o que poliu meus fundamentos".

A estudante de Computação da Universidade ABAC em Bangkok acredita que a experiência de jogar na Europa foi um dos passos mais importantes de carreira no voleibol, "culturalmente foi um experiência muito boa porque tive que me acostumar com um estilo de vida diferente do meu país. Tive que me ajustar, mas foi muito importante para o meu desenvolvimento não somente como atleta, mas também como pessoa".

Após três rodadas de jogos neste Mundial, a Tailândia segue forte rumo a classificação a segunda fase. Perdeu uma partida para os EUA na estréia, mas logo em seguida conquistou duas vitórias, em cima de Cazaquistão e da Croácia, com grandes atuações de Sittirak, que prefere não levar os créditos sozinha, "quero ajudar minha equipe a vencer com minha parte ofensiva, mas também nossa levantadora merece muitos créditos porque ela trabalha a bola com muita velocidade o que torna tudo mais fácil para a gente".

Sittirak é uma daquelas simples exceções que nos fazem sempre lembrar que os sonhos podem até ser difíceis, mas nunca impossíveis, basta correr atrás.

fonte: fivb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.