sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cadê o fair-play Brasil?

Em entrevista na coletiva de imprensa que aconteceu no retorno do Japão, a central Merkulova criticou as brasileiras por não mostrarem fair-play após a final do Mundial. A russa se mostrou desapontada pelo fato das brasileiras não terem ido sequer cumprimentá-las na rede após o fim do jogo.

"Esse ano foi um encontro um pouco diferente. Em 2006 vencemos o Mundial pela primeira vez em 16 anos. Todo mundo era um mar de alegria naquela ocasião, mas era tudo só para nós. Esse ano estávamos todas acostumadas, mas ao contrário, algo inesperado aconteceu. Mas as coisas agora são diferentes. Ficamos tristes que após a partida elas sequer foram nos cumprimentar na rede, nós não nos enfileiramos. Nós fomos até a rede, como de usual no vôlei, mas elas simplesmente deixaram a quadra frustadas, e foi isso. Acho que talvez elas estavam com raiva de nós pelo último Mundial, e queriam usar esse para se vingar. Mas não funcionou", disse a central russa decepcionada com a atitude brasileira.

As jogadoras russas todas já se apresentaram a seus clubes, já que neste fim de semana começa o campeoanto russo 2010/2011.

fonte: championat.ru

16 comentários:

  1. Tinha q ser a Merkulova... Manda ela falar com a Fabiana.

    ResponderExcluir
  2. AFF que jogadora mais trágica ...só tem tamanho
    Raiva delas pelo último mundial ? .. Não foi o que eu ouvi de todas as jogadoras é só ver em qualquer site de vôlei
    Francamente perder um título de Mundial quando se é muito melhor qualquer um ficaria triste
    as jogadoras brasileiras mostravam-se sem condições de qualquer cumprimento com a campeã..
    só mostramos que temos sentimentos e os expomos

    ResponderExcluir
  3. Não adianta, quem planta colhe.

    As brasileiras falaram das italianas. E agora as russas falam delas com toda razão.

    ResponderExcluir
  4. Eu sinceramente nao acho q, nesse caso, devamos pensar se gostamos das brasileiras e nao gostamos da Rússia.. pensando só no que aconteceu é muito feio para o esporte o Brasil nao ter ido cumprimentar as russas...

    é claro que a derrota dói.. mas elas são atletas.. esporte é assim.. não se ganha todo dia e elas tem q saber isso.. se não estão prontas para a derrota tbm nao estao para a vitória.. eu acho uma falta de educação o que o Brasil fez, caso tenha feito mesmo, principalmente se a 'ausencia' de apertos de mao se deu pq as brasileiras estavam caídas no chao chorando.. nao quero minimizar o quanto elas sofreram.. é claro que deve ser duro trabalhar tanto, estar tão perto de um título inédito e vê-lo mais uma vez nas mãos da Rússia.. mas os grandes campeões se mostram nesses momentos.. acho q as brasileiras foram péssimas perdedoras..

    ResponderExcluir
  5. Marcelo quanto ao q as brasileiras falaram das italianas.. eu acho diferente.. pq uma coisa é a Merkulova reclamar de algo q as brasileiras fizeram ali na quadra.. na frente de todo mundo..

    eu nao sei ao q vc está se referindo q as brasileiras falaram das italianas.. o q eu vi de 'pior' foi a Fabiana falando que a Piccinini parece ser soberba.. eu acho condenável uma profissional falar assim de outra, principalmente se ela acha q parece..
    posso dizer por mim.. encontrei a Piccinini três vezes em situações bem diferentes e nas três ela foi muito legal.. nenhum sinal de soberba.. depois q vi essas declaracoes da fabiana falei com umas jogadoras estrangeiras e elas ficaram mto surpresas pq pelo contrário a Piccinini é bem educada.. mas enfim.. cada um fala o q quer.. e como vc disse.. agora vao ter q ouvir.. só queria pontuar pq acho as situaçoes um pouco diferentes..

    ResponderExcluir
  6. Também achei a atitude do Brasil muito chata!
    Uma coisa são aquelas provocações durante os jogos, faz parte, alimenta a partinda, inclusive! Mas acabando o jogo, perdendo ou ganhando, é de praxe que se cumprimente o adversário!
    Saber ganhar é muito importante, saber perder mais ainda!

    ResponderExcluir
  7. Um pouco de bom senso pessoas.Lamentável e sem educação foram as declarações contra a Itália.

    ResponderExcluir
  8. Karine, acho as duas bem graves.. acho q ambas refletem pouco profissionalismo por parte das brasileiras.. para nao falar no lado pessoal da falta de respeito por outras pessoas, independente se sao atletas ou nao..
    acho absolutamente lamentável as duas atitudes.. sem dúvida elas nao precisavam disso.. a imagem do vôlei brasileiro está cada vez pior pelo mundo. depois reclamam q torcem contra.. acham q é só pq o Brasil ganha tudo.. acho um equívoco essa avaliação.. mas.. é só a minha opinião..

    ResponderExcluir
  9. como se a titularíssima Merkulova fosse santa pra cobrar fair-play do brasil. ela só quis afrontar, mais nada.

    ResponderExcluir
  10. Gnt, convenhamos, um erro nao justifica outro, nao interessa se as Russas sao santas ou nao, ou se já erraram tbm ou nao. Mt menos quais as intenções delas. Se nós desejamos o bem do volei brasileiro precisamos cobrar que nossas jogadoras ajam corretamente. É simplesmente uma questao de fazer o q é certo. E isso independe da atitude dos outros.

    ResponderExcluir
  11. Bem, gente, em primeiro lugar, concordo com alguns comentários que foram postados aqui e outros não. Eu na verdade nem sabia desta história, só fui descobrir lendo esta matéria agora. Se isto for verdade, foi uma atiTude muito feia e desagradável por parte do Brasil. Definitivamente o esporte não é isso. Há apenas competidores em quadra, só em quadra, e não inimigos, que estendem essa relação para foras das linhas. Com certeza é muito decepcionante perder uma partida, ainda mais uma final de Mundial, e para um time que já se tinha perdido na decisão anterior quatro anos antes. Digo isso porque hoje mesmo estive numa competição em que o time que fazia parte era bem superior aos nossos adversários, mas acabou sofrendo a virada no último jogo, pro time da casa. Foi extremamente frustrante. Mas nenhum de nós do time deixou de cumprimentar na rede nossos adversários, que acabaram tendo mais competência para vencer. O esporte é assim, nos ensina a ganhar e a perder. Nos faz acostumar e saber lidar com essas sensações que farão parte de nossa vida eternamente. Já tive outras derrotas não menos doloridas em outros jogos, mas em nenhuma delas deixei os cumprimentos na rede no fim do jogo. Para mim, este é um dos momentos mais sublimes do esporte, em que todos reconhecem o resultado final, com caráter e sem soberba. Fico feliz porque sei que fiz a coisa certa. Então aí fica a "lição" para as nossas meninas. Espero que estas derrotas façam bem para todas elas e que elas realmente possam amadurecer como profissionais e, porque não, também como pessoas através destes duros revezes.

    ResponderExcluir
  12. Exatamente Thiago.. o cumprimento na rede é o momento de reconhecer a vitória de seu adversário.. como acontece no tênis.. nas lutas.. e até na política.. não há nada de feio ou vergonhoso nisso.. se o esporte perder esses momentos tenho medo de pensar em q mundo viveremos daqui a pouco..
    Perfeita sua colocação Thiago..

    ResponderExcluir
  13. "Há apenas competidores em quadra, só em quadra, e não inimigos, que estendem essa relação para foras das linhas"

    Ceticamente falando,a rivalidade entre Brasil e Rússia se estende p/ fora de quadra sim.E não é só por conta do Brasil.Várias atitudes das russas demonstram isso (falo de jogadoras e não torcedores).Mas igual à Joana falou “um erro não justifica o outro”.Só não acho justo jogar essa imagem marginalizada somente p/ o Brasil.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado karine por algum comentario em defesa da sanidade da situacao. O Brasil esta muito marginalizado neste blog. Mas por favor, nao da pra pedir para jogadoras de volei profissional enxergarem sua profissao como soh esporte. As brasileiras ao final do jogo estavam destrocadas, nao conseguiam pensar em nada. E ninguem pensa nisso. Olha estou sinceramente desanimando de ler este blog.

    ResponderExcluir
  15. Daniel, não sei se vc reparou, mas na verdade aqui o blog nao é voltado para falar do Brasil, é exatamente o contrario, criamos o blog para falar exclusivamente do volei jogado lá fora, por ter poucos lugares aqui no Brasil falando sobre, e ser algo que gostamos mt. Entao se vc esta aqui a procura de noticias brasileiras, desculpa, mas nao vai encontrar realmente.

    O que nao quer dizer q odiamos o time do Brasil, ao escrever o blog tentamos ser o mais neutras possivel, neste caso, só colocamos o que foi dito pela Merkulova, já quando comentamos colocamos nossa opinião simplesmente, vc nao precisa concordar com ela, aqui só exigimos q todos respeitem a todos. Eu acho sim desnecessario o Brasil nao ter ido cumprimentar (até pq nem teve nenhuma briga nem anda q justificasse tal ação), eu entendo q elas estavam mt tristes, mas faz parte do esporte. elas nao gostariam tbm se na final da Olimpiada as americanas nao tivessem ido realizar o protocolo final, ou se fosse o inverso, e as russas simplesmente dessem as costas a elas, com elas esperando na rede....só isso. Só pq somos brasileiros, nao quer dizer que temos que concordar com tudo o q a seleção faz, e passar a mao sempre. Como o thiago falou, algo de mais sublime q existe no esporte é essa convivencia independende de resultados.

    Agora, vc tem todo o direito de nao ler este blog. vivemos todos num país live e vc nao precisa acompanhar aquilo q nao gosta com certeza...rs..

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.